Como funciona um sistema de lubrificação por cárter seco?

Escrito por isabel prontes | Traduzido por jesse mourao
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Como funciona um sistema de lubrificação por cárter seco?
Um sistema de lubrificação por cárter seco tem pontos positivos e negativos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

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Pano de fundo

Sistemas de lubrificação por cárter seco são uma alternativa a sistemas de óleo de cárter úmido, os quais são utilizados na maioria das produções de carros. O cárter é a peça que fica logo abaixo do eixo de manivelas do motor de um carro. No cárter úmido, o óleo do motor é colocado logo abaixo da cambota em algo chamado bandeja do óleo. Essas bandejas devem ser grandes o suficiente para conter entre quatro a seis litros de óleo, o que é bem significativo. Com cárter úmido, a bomba de óleo suga o óleo para cima a partir da porção inferior do cárter (por meio de um tubo). Em seguida, o óleo é bombeado através do resto do motor do veículo. Com os sistemas de lubrificação de cárter seco, o excesso de óleo é mantido em um tanque que fica no exterior do motor em vez de uma bandeja interna. Há duas bombas de óleo, no mínimo, inclusas em sistemas de lubrificação por cárter seco. Uma bomba de óleo suga o óleo da bomba e depois transmite para o tanque, enquanto a outra bomba recupera óleo do tanque e transmite-o para alimentar o motor. Nesse sistema, a menor quantidade de óleo fica dentro do motor.

Fatores positivos

As pessoas usam sistemas de lubrificação por cárter seco porque há alguns pontos positivos em comparação ao sistema de óleo de cárter úmido. Uma vantagem é que, uma vez que o cárter seco não exige que haja óleo demais fique armazenado sob o motor, a massa principal do motor pode ser muito menor no carro. Isso auxilia na redução do centro da gravidade e ajuda significativamente na aerodinâmica. Um hoodline menor é, então, permitido. Além disso, com sistemas de lubrificação por cárter seco, você pode ter a capacidade de óleo que você quiser. E, se há muito óleo em torno do eixo de manivela, com um sistema de cárter úmido, ele pode, então, entrar no eixo e diminuir a potência em cavalos. Muitas pessoas acham que essa questão da potência melhora drasticamente quando se usa um cárter seco.

Fatores negativos

Há alguns fatores negativos relativos ao uso do sistema de lubrificação por cárter seco. A principal desvantagem é que há um peso muito maior envolvido no uso de um cárter seco. Também há custos adicionais com sistemas de lubrificação por cárter seco, pois pode ser necessário comprar um tanque e uma bomba extra. Portanto, esse sistema torna-se um pouco mais complicado do que o tradicional com cárter úmido.

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