Como funcionam as lentes de contato multifocais?

Escrito por diana doherty | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funcionam as lentes de contato multifocais?
A presbiopia pode ser corrigida com vários tipos de lentes de contato e óculos (green lens 2 image by Bosko Martinovic from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Presbiopia

A presbiopia é uma condição ocular que geralmente ocorre com a idade. Conforme os olhos envelhecem, o cristalino começa a perder elasticidade. Por volta dos 40 anos, muitas pessoas começam a desenvolver uma dificuldade em focalizar objetos próximos. A distância começa a aumentar. Eventualmente não se enxerga nem de perto nem de longe, caracterizando a presbiopia.

Como funcionam as lentes de contato multifocais?
Com a idade, o cristalino perde a elasticidade, ficando mais difícil focalizar objetos próximos (an old man reading a book image by lukrezia from Fotolia.com)

Lentes de contato multifocais

As lentes de contato multifocais são usadas para corrigir a presbiopia. Mais comumente, são usados óculos para correção, eles tendem a ter melhor resultados para os paciente. Assim como os óculos bifocais, que tem dois níveis de poder corretivo, as lentes de contato multifocais criam múltiplos níveis de poder corretivo. Existem dois tipos principais dessas lentes: simultâneas e de translação. Recentemente, um novo tipo, as híbridas, foram desenvolvidas.

Como funcionam as lentes de contato multifocais?
Lentes de contato multifocais podem ser utilizadas para a correção da presbiopia (contact len on finger image by Melking from Fotolia.com)

Simultâneas

As lentes de visão simultânea estão disponíveis nas versões rígida e gelatinosa. Cada área dessas lentes tem um diferente poder de correção. Esse tipo de lente permite que o olho focalize objetivos próximos e distantes ao mesmo tempo. Os diferentes níveis de correção na lente podem ser separados em zonas, que se alternam, ou podem mudar gradualmente pela lente, começando com um certo poder refrativo e terminando em outro. O tipo gradual pode ser de difícil adaptação, porque requer que o cérebro seja seletivo em processar as áreas de informação que estão claras.

Como funcionam as lentes de contato multifocais?
Lentes de visão simultânea permitem focalizar objetos próximos e distantes ao mesmo tempo (contact lens image by vladislav susoy from Fotolia.com)

De translação

As lentes de translação ou de visão alternantes tem duas áreas de poderes refrativos diferentes, que são separadas de forma semelhante aos óculos bifocais comuns. A metade superior da lente é usada para a visão distante, enquanto que a metade inferior é usada para enxergar objetos próximos. Esse tipo de lentes está disponível apenas na versão rígida. Elas não são a melhor opção para pessoas que trabalham com computadores e outros trabalhos em que utilizam a visão de meia distância. Elas são recomendadas para tarefas como dirigir ou ler, porque as duas áreas de visão podem ser limitantes.

Como funcionam as lentes de contato multifocais?
Lentes de contato alternantes são indicadas para tarefas como dirigir ou ler (Reading image by MAXFX from Fotolia.com)

Lentes multifocais híbridas

Um novo avanço em lentes multifocais são as lentes híbridas. Elas combinam um lente gelatinosa em forma de anel, com uma lente rígida no interior. Os usuários de lentes de contato multifocais são geralmente capazes de focalizar mais claramente usando lentes rígidas. As lentes híbridas proporcionam a mesma qualidade de visão, sem o longo tempo de adaptação às lentes rígidas.

Como funcionam as lentes de contato multifocais?
Lentes de contato híbridas possuem uma qualidade de visão melhor, sem os problemas de adaptação das lentes rígidas (contact in case image by Melking from Fotolia.com)

Alternativas

A monovisão é uma técnica prescrita por um oftalmologista para suas necessidades de visão pessoais, usando lentes de contato normais. A lente de um olho será utilizadas para a focalizar perto, enquanto que a outra, será utilizada para focalizar longe. Normalmente seu olho dominante será usado para a visão de objetos próximos. Como o cérebro combina a informação dos dois olhos em uma imagem, é necessário um tempo de adaptação para a monovisão. Depois de duas ou três semanas, o cérebro se acostuma em utilizar um olho para ler e outro para enxergar longe.

Como funcionam as lentes de contato multifocais?
A técnica da monovisão utiliza lentes de contato diferentes para cada olho, utilizando um para enxergar perto e um para longe (contact lens case image by Sandra Henderson from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível