Mais
×

Como fazer gaiola de madeira caseira para tomates

Atualizado em 17 abril, 2017

Cultivar tomates pode ser fácil, pois com bastante água e luz solar, a maioria dos tomateiros não precisa de ajuda para crescer. No entanto, para obter o máximo proveito da safra, você precisará de gaiolas de tomate. Elas dão suporte ao crescimento dos pés de tomate, impedindo que se quebrem ou que os frutos caiam. Com algumas estratégias simples, faça sua própria gaiola de tomates de madeira.

Gaiolas de tomates dão suporte aos tomateiros (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Preparação

Todas as gaiolas precisam de dois componentes principais. Em primeiro lugar, a gaiola deve ficar em volta da planta, de modo que ela tenha apoio para crescer. Essa parte do projeto envolve a construção de quatro quadrados de madeira, parecidos com uma moldura de quadro. Em segundo lugar, são necessárias peças verticais para ajudar a planta a crescer e manter a gaiola no lugar. Isso é feito com quatro longas estaca de madeira. Faça suas próprias gaiolas de tomate, criando e montando esses dois tipos de peças.

Como é difícil fazer peças circulares de madeira, faça molduras quadradas que serão colocadas na parte inferior, no meio e no topo da gaiola de tomate. Quando terminar, deve ser mais estreita no topo, então construa molduras de tamanhos diferentes.

Crie quatro molduras quadradas de uma madeira leve, como pinheiro. Use madeira com espessura de 1 cm ou menos. As peças finalizadas devem ter 30 x 30 cm, 25 x 25 cm, 20 x 20 cm e 15 por 15 cm.

Faça as peças verticais, para completar a gaiola com estacas de madeira de 1,0 cm de espessura por 1,5 m de altura. Lixe uma das extremidades em um formato pontiagudo.

Montagem

Para montar a gaiola de tomates com as peças de madeira que você construiu. Comece colocando uma das estacas de 1,5 m sobre a mesa de trabalho. Use um martelo e pregos para prender nela um lado de cada uma das molduras quadradas.

Prenda as peças às marcas de 30 cm, 60 cm, 90 cm e 1,2 m. O quadrado menor deve estar na base e o maior, no topo. A ponta afiada da estaca deve estar mais perto da peça quadrada menor.

Você terá uma estaca de madeira com quatro molduras quadradas presas nela. Prenda a segunda estaca no lugar, martelando os pregos nas mesmas alturas que a primeira. Faça o mesmo com as duas estacas restantes.

Tenha em mente que a gaiola não precisa ser perfeitamente quadrada ou totalmente precisa. O objetivo é criar quatro estacas de madeiras às quais ficam presas quatro peças quadradas. Seus pés de tomate crescerão entre essas molduras e se enrolarão nas estacas verticais. Enfie as pontas na terra, para manter toda a estrutura em pé no lugar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article