×
Loading ...

Como fazer uma cerca para gato

Atualizado em 17 abril, 2017

Cercas de gatos dão uma alternativa aos donos que desejem manter os gatos a salvo e ainda assim deixá-los passear ao ar livre. As cercas, geralmente um sistema de redes e telas, funcionam porque os felinos gostam de andar no chão e em objetos estáveis.

Cômodos ou carandas fechadas funcionam bem mas são caros e nem sempre uma alternativa prática. Há vários métodos para se fazer uma cerca para gatos.

Instruções

As cercas permitem que os animais brinquem ao ar livre de forma segura (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    Adicionando o sistema a uma cerca já existente

  1. Faça uma rápida inspeção da sua cerca existente. Verifique se há buracos na base e conserte ou encha com terra. Remova arbustos que estejam atrapalhando ou árvores que interferão com a instalação.

    Loading...
  2. Começando em uma ponta da cerca, prenda os suportes de mastro à cerca de madeira em intervalos de 1,80 m e a 1,35 m do chão. Certifique-se que haja um suporte em cada ponta da cerca, para garantir que uma vez que a rede seja instalada ela não deixe buracos.

  3. Prenda pequenos parafusos em gancho em cima de cada cavilha (uma para cada suporte de mastro.

  4. Insira as cavilhas nos apoios, prenda para que fique bem apertado.

  5. Peça ajuda para esta parte do projeto.

    Meça o comprimento da rede desejado, deixando 1,5 m adicional, e enrole novamente para fazer um rolo, mais fácil de lidar.

  6. Usando uma escada, comece em uma ponta da cerca e desenrole a rede, passando-a pelo topo de cada poste, prenda em cima e embaixo de cada um com a presilha plástica ou arame.

  7. Começando em uma ponta da cerca, passe o fio de pesca pelo topo da rede, certificando-se de passá-los pelo gancho no topo das cavilhas. Amarre um nó grande em cada ponta para impedir que o fio escorregue, e use um grampo em cada um para dar mais força.

  8. Começando em uma ponta da cerca, passe o fio de pesca pela base da rede, amarrando um nó grande em cada ponta.

  9. Grampeie a base da rede à cerca de madeira, perto do topo -- deixe cerca de 15 cm da rede passando o limite da cerca e grampeie mais de uma vez se necessário para dar maior segurança. Não deixe buracos.

  10. Para dar maior estabilidade, passe o fio de pesca horizontalmente pela rede em cada poste e amarre ao parafuso em gancho no topo.

    Fazendo uma cerca para gatos acompanhando uma cerca curta

  1. Se tiver uma cerca de grade ou de piquetes de madeira, ainda assim pode-se fazer uma cerca para o gato. Você precisará: Rede de jardim Linha de pesca de aço (de 22 kg) Postes para jardim (2,13 kg, 2,5 cm ou mais de diâmetro) Presilhas plásticas ou arame Linha resistente Alicate Grampeador e grampos Tesoura Fita métrica

  2. Faça uma rápida inspeção da sua cerca existente. Verifique se há buracos na base e conserte ou encha com terra. Remova arbustos que estejam atrapalhando ou árvores que interferão com a instalação.

  3. Prenda os postes de jardim à cerca existente aos postes da cerca, colocando os postes a cerca de 30 cm da base da cerca. Use alicates para amarrar e torcer os fios em intervalos de 10 cm no topo da cerca (os postes se estenderão acima dela).

  4. Meça o comprimento de rede necessário, tendo certeza de adicionar mais 1,5 m, e enrole novamente para fazer um rolo mais fácil de se lidar. Comece na ponta da cerca e desenrole em volta dos postes de jardim. A rede ficará do lado de dentro da cerca. Prenda acima e embaixo do poste com a presilha plástica ou o arame.

    Passe fio pela parte inferior da rede e grampeie em intervalos de 10 cm.

  5. Use fio para prender a base da rede à cerca. Se a cerca mais curta for de madeira, grampeie.

Loading...

Dicas

  • Uma camada extra de rede dá maior segurança à cerca.
  • Se sua cerca existente tiver buracos na base, considere usar rede de galinheiro na parte inferior para impedir que o seu gato saia e que gatos de rua entrem.

Aviso

  • Verifique se há regulamentos na prefeitura a respeito da instalação de cercas e grades.
  • Para garantir a segurança do seu animal, não o deixe sem supervisão nas primeiras vezes em que ele for ao quintal.

O que você precisa

  • Apoios de mastro
  • Cavilhas de madeira (1,20 m de comprimento; 4 cm de diâmetro, deve entrar no apoio do mastro)
  • Rede para jardim
  • Linha de pescaria de aço (de 22 kg)
  • Presilhas de plástico ou de arame
  • Parafuso em gancho
  • Chave de fenda
  • Fita métrica
  • Grampeador e grampos
  • Tesoura
  • Escada

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...