Por que meu gato põe as patas no meu rosto

Escrito por jessica sharpe | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu gato põe as patas no meu rosto
O gato apalpar seu rosto pode ser demonstração de afeto (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Todos os gatos têm "personalidades" únicas e diferentes comportamentos. Alguns donos alegam que seus gatos tendem a pressionar seus rostos com ambas as patas frontais. As circunstâncias variam, mas alguns donos dizem que isso acontece quando eles pegam os gatos no colo para acariciar; outros dizem que isso ocorre enquanto estão dormindo, pressionando as patas em seu rosto e boca.

Outras pessoas estão lendo

Toque carinhoso

Alguns gatos periodicamente aproximam-se de seu dono em descanso e esticam suas patas suavemente e tocam seu rosto. O gato repete este gentil movimento e aguarda que o dono irá mimá-lo, escová-lo ou mostrar alguma afeição. Existem casos também onde o gato coloca a pata no rosto do dono enquanto este dorme; neste caso, o gato provavelmente quer brincar ou quer um pouco de carinho.

Por que meu gato põe as patas no meu rosto
O gato muitas vezes coloca a para no rosto do dono quando o mesmo está dormindo porque quer carinho ou brincar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Toque pressionado

Outra forma que os toques com as patas ocorrem são quando os donos pegam seus gatos no colo para fazer carinho, mas os gatos levantam uma ou ambas as patas contra o queixo de seus donos. O gato toca gentilmente, mas firme, contra o queixo e vira sua cabeça para o outro lado. Se é desta forma que seu gato coloca as patas em seu rosto, pode significar que ele não quer afeição naquele momento.

Por que meu gato põe as patas no meu rosto
Se o gato colocar as patas em seu queixo e virar a cabeça para o outro lado, pode indicar que ele não quer carinho naquele momento (Pixland/Pixland/Getty Images)

Sovar

Sovar ou amassar pode ser outro tipo de comportamento comum em gatos e pode ser a causa dos gatos pressionarem seu rosto. O ato de sovar está relacionado a um comportamento afetivo porque seu gato está praticando um ritual instintivo que ele aprendeu quando filhote, que é pressionar as patas contra as tetas da mãe para tomar o leite. É um sinal de afeição, mas as unhas do gato podem causar desconfortos.

Por que meu gato põe as patas no meu rosto
Pressionar as patas amassando seu rosto pode indicar um comportamento que o gato aprendeu quando filhote no ato de mamar (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Linguagem corporal

Aprender a ler a linguagem corporal de seu gato o ajudará a respeitar os sentimentos de seu bichano e prover o que ele precisa. Se o gato está ronronando, esfregando-se contra você ou agindo de forma brincalhona antes de tocar seu rosto, provavelmente ele quer afeição. Entretanto, se o gato está te evitando ou dormindo e você o pegar no colo e ele pressionar seu rosto, ele pode estar dizendo "me deixe em paz".

Por que meu gato põe as patas no meu rosto
Se seu gato está te evitando ou dormindo, e você pegá-lo e ele pressionar seu rosto, ele pode estar dizendo "me deixe em paz" (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível