Mais
×

Por que os gatos esfregam seus rostos em tudo?

Atualizada July 20, 2017

Os gatos são criaturas fascinantes, e um dos animais domesticados mais populares. A maioria das residências tem ao menos um gato como animal de estimação. A história longa e interessante desses animais inclui serem adorados como deuses, usados como controle de pestes, viverem em estado selvagem e a domesticação.

O comportamento dos gatos pode incluir esfregar ou empurrar seus rostos contra pessoas e objetos.

Um gato e seu dono demonstrando afeição (Miroslava Arnaudova/iStock/Getty Images)

Demonstração de afeto

Quando o gato esfrega seu rosto em seu dono, ele está marcando seu território. Mas, acima de tudo, ele está demonstrando que está feliz com seu dono. Normalmente, quando um gato esfrega seu rosto em seu dono, ele está feliz, ronronando e parece contente. Um dono deve sentir-se honrado com esse comportamento, pois o gato está mostrando afeição por tudo que humano faz por ele.

Um gato esfrega seu rosto na perna do dono (fdevalera/iStock/Getty Images)

Comunicação

A comunicação é uma razão pela qual os gatos esfregam seus rostos nas coisas. Eles têm glândulas em suas patas dianteiras e traseiras, lábios e testa, e essas glândulas secretam feromônios. Eles agem como uma comunicação química para os gatos, mandando diferentes sinais.

Os feromônios dão informações para potenciais companheiros sobre as habilidades reprodutoras do felino.

Quando o gato esfrega seu rosto nos objetos por este motivo, está sinalizando conforto e familiaridade através da liberação desses feromônios.

Um gato esfrega sua cabeça em um cobertor (reanas/iStock/Getty Images)

Marcando território

Quando um gato esfrega seu rosto contra um objeto, ele deixa seu cheiro. Isso é reconfortante para o animal, e inofensivo para humanos. Um gato, ao entrar em contato com um objeto com o cheiro de outro felino, parará e cheirará, e talvez deixe seu próprio cheiro esfregando seu rosto no objeto. Os feromônios deixados após um gato esfregar seu rosto em algo, deixa uma informação aos outros felinos sobre qual a direção que o outro gato estava seguindo, seu humor e até mesmo sua identidade.

Dois gatos farejando o rosto um do outro (Arabesk/iStock/Getty Images)

Urgência

Os gatos comunicam a urgência esfregando seus rostos nos objetos. Eles esfregam-se em objetos ou em seus donos ou cuidadores como um lembrete do horário de alimentação. Podem também empreender este comportamento para sinalizar que sua caixinha de areia precisa ser trocada ou que querem um agrado.

Um gato lambe os lábios após comer uma guloseima (fukh/iStock/Getty Images)

Segurança

Esfregar o rosto em objetos, ou até mesmo em outro gatos com quem dividam a casa, cria um senso de segurança e conforto. Apenas gatos que estejam completamente confortáveis uns com os outros irão esfregar as cabeças uns nos outros. Às vezes, isso também é um sinal de sua posição social -- caso um gato seja notavelmente mais velho do que o outro, por exemplo.

Um gato e um cachorro aconchegam-se com as bochechas coladas (fury123/iStock/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article