O que os geólogos usam para determinar a idade absoluta de rochas e fósseis?

Escrito por kensey mckutchen | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que os geólogos usam para determinar a idade absoluta de rochas e fósseis?
A idade absoluta permite que os cientistas determinem a qual era pertence um objeto (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Quando os geólogos e arqueólogos avaliam a idade de rochas e fósseis, eles podem obter a idade relativa ou absoluta. A primeira determina se algo é mais velho ou mais novo do que outra coisa. A idade absoluta permite a atribuição de tempo (como anos, meses e minutos) à idade de um objeto. Deferentes métodos são utilizados para rochas e fósseis por conta das diferentes composições e taxas de decaimento dos isótopos de cada um.

Outras pessoas estão lendo

A coluna geológica

Utilizando os resultados de detalhados estudos estratigráficos, paleontológicos e de correlação, os geólogos desenvolveram uma coluna geológica. Com ela, é possível obter a era, o período e a idade absoluta e relativa de rochas desses períodos.

Datação radiométrica

A datação radiométrica depende dos isótopos radioativos, que decaem a uma taxa constante, e dos isótopos radiogênicos, que são formados a partir do decaimento dos isótopos radioativos. Essa taxa é conhecida como meia-vida e consiste na quantidade de tempo necessária para que metade do isótopo radioativo decaia, tornando-se um isótopo radiogênico.

Datação por radiocarbono

A datação por radiocarbono não pode ser utilizada para descobrir a idade absoluta de rochas, mas pode determinar a idade absoluta de materiais orgânicos como madeira e ossos fossilizados, pois eles possuem carbono. Esse método é amplamente utilizado e foi desenvolvido em 1949. O nitrogênio atmosférico é degradado em um isótopo de carbono instável, o carbono-14, ou C-14. Através da fotossíntese, o C-14 se torna parte das plantas e, em seguida, é ingerido por animais. Enquanto plantas ou animais estão vivos, a taxa de C-14 se mantém a mesma da atmosfera, mas, quando morrem, essa taxa começa a diminuir. A taxa é reduzida pela metade a cada 5730 anos.

Contagem simples

Algumas vezes, os cientistas podem utilizar camadas de sedimentos para determinar a idade absoluta de um artefato ou rocha. Se eventos históricos conhecidos marcarem a camada na qual um artefato foi encontrado, os cientistas podem determinar a qual período ele pertence. Essa estratégia foi utilizada para determinar a idade de artefatos encontrados no rio Nilo.

Comparação de padrões

Em áreas com geleiras, o gelo derrete a cada primavera e verão. Essas águas carregam os sedimentos que estavam presos no gelo e, quando fluem para os lagos, esses sedimentos são depositados no fundo. Assim, surgem duas camadas: o sedimento grosseiro fica em uma camada grossa, enquanto os sedimentos mais leves que permanecem suspensos na água formando uma camada fina no topo. A contagem dessas camadas e a comparação dos padrões permitem aos cientistas revelar a idade absoluta de qualquer camada dentro do lago.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível