Mais
×

Como fazer germinação de cogumelos

Atualizado em 19 julho, 2017

Embora muita gente não pense duas vezes na hora de plantar seus próprios vegetais, a ideia de cultivar cogumelos comestíveis em casa é uma tendência recente. O alto custo dos cogumelos culinários em supermercados e seus benefícios à saúde os tornam ótimos candidatos ao cultivador caseiro. Por sorte, se você aderir a alguns princípios importantes e adquirir as espécimes de sua preferência, é possível cultivar seus próprios cogumelos. O primeiro passo é criar a germinação.

Instruções

Cultive seus próprios cogumelos (mushroom image by Horticulture from Fotolia.com)
  1. Prepare seu espaço de trabalho. Um pequeno galpão é a melhor opção. Desinfecione o local com uma solução de pelo menos 10% de alvejante em água. Certifique-se de que a área pode ser fechada por uma porta ou lona alcatroada e, então, coloque o purificador de ar com filtro HEPA.

  2. Esterilize todos os utensílios necessários para o processo de germinação. Ponha qualquer coisa que não puder comprar esterilizada em sacos de polipropileno e esterilize em pequenas levas em um autoclave. Não leve nada para o espaço de trabalho sem estar esterilizado. Tudo que for usado durante o processo precisa estar esterilizado, isso inclui você, o ambiente, o ar e especialmente os utensílios e o meio de cultivo. Siga as instruções do autoclave; a esterilização geralmente ocorre acima de 93° C com cerca de 15 psi de pressão, por 45 minutos.

  3. Faça a germinação. Coloque um pequeno pedaço de cogumelo nas placas de Petri, em um meio de cultura em ágar. Mantenha o meio úmido e sob temperaturas adequadas para a espécie de cogumelo cultivada; o micélio crescerá e preencherá a vasilha em cerca de duas semanas. O meio de cultura em ágar é uma substância gelatinosa que é muito utilizada em laboratórios.

  4. Transfira o micélio quando o mesmo tiver preenchido as placas com hifas longas e saudáveis. Não deixe que o micélio procrie muito tempo nas placas de Petri. Transfira-o para as jarras esterilizadas com as sementes. Permita-o colonizar por um período de duas a quatro semana na temperatura adequada para a espécie de cogumelo.

  5. Observe as jarras. Quando estiverem preenchidas com filamentos brancos e saudáveis, significa que você alcançou a germinação das sementes. Os cogumelos crescerão para fora da jarra de sementes germinadas e você ainda pode usá-la para inocular mais sementes. Se você repetir o processo, uma jarra de sementes germinadas pode produzir até dez outras.

Dicas

  • Espalhe a germinação sobre outro meio mais poroso, como adubo ou palha, para obter uma maior produção de cogumelos por semente germinada. Os micélios da germinação geralmente levam entre duas e quatro semanas para atravessar o meio de cultura, e então estarão prontos para a frutificação dos cogumelos.

O que você precisa

  • Amostra de cogumelo
  • Autoclave ou panela de pressão
  • Placas de Petri
  • Jarras
  • Pinças grandes
  • Sementes
  • Meio de cultura em ágar
  • Filtro HEPA (altamente recomendado)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article