Gravidez semana a semana

Escrito por christie leman | Traduzido por carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gravidez semana a semana
Cada semana da gravidez traz novas mudanças e acontecimentos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Futuros pais adoram folhear páginas de livros sobre gravidez ou ler online sobre sobre sua gravidez a cada semana. Existe muita informação disponível sobre cada semana do desenvolvimento, incluindo as taxas de crescimento, o tamanho do embrião ou do feto, desenvolvimento físico e os efeitos físicos da gravidez na mãe. Cada semana da gravidez traz novas mudanças e acontecimentos, ajudando os pais a aprender mais sobre o crescimento de seu bebê e preparar para o nascimento.

Outras pessoas estão lendo

Ovulação e Concepção

As semanas da gravidez são na verdade contadas a começar da data da última menstruação, então quando um teste de gravidez é positivo, a gravidez já tem aproximadamente 4 semanas. A ovulação ocorre por cerca de 2 semanas, seguida pela fertilização do esperma e a concepção e implantação do blastocisto que vai, depois, se transformar no embrião. O hormônio da gravidez hCG é produzido, o que faz com que o teste de gravidez tenha resultado positivo a partir da quarta semana. Sintomas precoces da gravidez tais como fadiga, inchaço e sensibilidade nos seios, náusea e micção frequente podem se apresentar em algumas mulheres.

Primeiro Trimestre

Com 4 semanas, o estágio embrionário da gravidez, que durará 10 semanas, se inicia. O embrião começa com o tamanho de um grão de feijão com 4 semanas, mas vai crescer até atingir 8 centímetros e 28 gramas no final do primeiro trimestre, com 13 semanas. O desenvolvimento durante as semanas no primeiro trimestre é crucial para a sobrevivência do embrião e viabilidade da gravidez. O coração do bebê e o sistema circulatório começam a ser formar e o nariz, boca e ouvidos começam a tomar forma. Seus ossos, intestinos, pulmões e as principais glândulas e órgãos também começam a tomar forma. Mãos e pés começam a surgir durante a sétima semana, seguidos pelos dedos, pálpebras e vias neurais na oitava semana. Pela nona semana de gravidez, todas as principais partes do bebê estão formadas: o coração se dividiu em quatro câmaras, a maior parte dos órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar, e os órgãos sexuais externos estão formados. Na décima semana de gravidez, o período fetal se inicia, durante ele o bebê crescerá rapidamente, juntamente com seus tecidos e órgãos. Reflexos tais como curvar, abrir e fechar os dedos e o movimento de sugar com a boca, todos começam na décima segunda semana de gravidez. Na última semana do primeiro trimestre o bebê desenvolve impressões digitais e seu corpo está começando a ultrapassar a taxa de crescimento da cabeça.

Segundo Trimestre

No início do segundo trimestre da gravidez, o bebê tem o tamanho de um limão e seus músculos faciais podem formar todo o tipo de expressões faciais, e eles já podem até mesmo chupar o polegar. Os rins estão produzindo urina e suas pequenos mãos podem agarrar. Na décima quinta semana, o bebê pode mover todos os seus membros e articulações e o sexo do bebê pode ser determinado por ultrassom. Durante a décima sétima semana, o esqueleto do bebê começa a se transformar de cartilagem para osso e a placenta começará a crescer com mais força. Na décima oitava semana, chutes e reflexos quase constantes podem ser sentidos pela mãe e, com 19 semanas, o bebê pode ser capaz de escutar a voz de seus pais. Na vigésima segunda semana, os olhos estão se formando, mas a íris ainda não possui cor e, na vigésima terceira semana, pode ser possível ver o bebê se mover no útero da mãe. O segundo trimestre de gravidez termina na semana 27, com o bebê pesando aproximadamente 900 gramas e medindo cerca de 37 centímetros de comprimento. Seu cérebro está ativo e seus pulmões funcionais, seus olhos abrem e fecham e ele começa a ganhar um pouco da muito necessária gordura de bebê.

Terceiro Trimestre

No início do terceiro trimestre de gravidez, o bebê pode piscar os olhos e sua visão vai continuar a se desenvolver através das próximas semanas. No início da trigésima quarta semana, se o seu bebê nascer prematuro, ele tem uma excelente chance de sobreviver e se desenvolver sem maiores problemas para sua saúde. Com 35 semanas, o desenvolvimento do bebê está praticamente completo, então as próximas semanas servirão, em grande parte, para ganhar peso. Um bebê é considerado pronto com 37 semanas, seus pulmões estão maduros e ele deve pesar cerca de 2,8 quilogramas e medir 48 centímetros de comprimento. Enquanto 40 semanas é considerada a duração normal de uma gravidez, a maioria dos bebês nasce entre as semanas 37 e 42.

Considerações

Enquanto os bebês tendem a se desenvolver nestas diretrizes, estas são apenas estimativas e médias. Nem todos os bebês terão o peso ou o comprimento sugeridos em qualquer um dos estágios da gravidez, e isso é absolutamente normal. Todos os bebês tem suas características individuais, até mesmo no útero.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível