Guia para máquinas de corte de vinil e de plotagem

Escrito por marie clay | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia para máquinas de corte de vinil e de plotagem
Muitos letreiros e propagandas fazem uso do vinil recortado com uma plotter (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O corte de vinil é um método amplamente utilizado para produzir materiais de propaganda, design gráfico para veículos, eletrônicos ou outros dispositivos, e para rotular e personalizar quase tudo. As plotters de vinil permitem aos usuários criarem gráficos personalizados e enviá-los para a máquina para serem cortados a partir de uma folha de vinil. Essas máquinas podem ser muito caras e variam muito, por isso é essencial tomar uma decisão baseada em informações sobre todos os aspectos de uma plotter antes de escolher aquela que melhor lhe servirá.

Outras pessoas estão lendo

Compatibilidade de hardware

Verifique a compatibilidade da plotter com o hardware que você já possui. Algumas requerem uma porta de impressora paralela, enquanto outras usam USB, FireWire ou Wi-Fi. Em alguns casos, um pequeno acessório, como um receptor sem fio ou um adaptador paralelo para USB, é tudo o que precisa para corrigir um problema de compatibilidade, mas verifique as especificações do produto ou do fabricante para ter certeza. Verifique se possui as especificações necessárias do computador para usar a plotter e executar o software necessário.

Compatibilidade de software

Muitos dispositivos são incompatíveis com os computadores da Apple, enquanto alguns trabalham com os sistemas operacionais da Microsoft e da Apple. Modelos de plotter mais antigos podem ser compatíveis com Microsoft Windows XP e versões anteriores, mas são incompatíveis com o Windows Vista e versões mais recentes. Em muitos casos, a execução do software em "modo de compatibilidade" não corrigirá o conflito entre a plotter e o sistema operacional. Cada máquina também é diferente na seleção do software de design. Algumas vêm com um aplicativo de design específico, enquanto outras são compatíveis com o Adobe Illustrator, Corel Draw ou outros programas de imagens vetoriais.

Tamanho

Escolha um tamanho que se adapte às suas necessidades. Se vai trabalhar principalmente com projetos pequenos, pode ser mais rentável comprar uma plotter pequena e terceirizar projetos maiores. Muitas também possuem um comprimento máximo que suportam, por isso mesmo que seu rolo tenha vinil sobrando, uma plotter menor não poderá cortar grandes projetos verticalmente, pois eles requerem uma máquina mais ampla que usará uma quantidade substancial de espaço em sua casa ou escritório. Verifique as especificações do fabricante para o tamanho físico para garantir que a escolhida caberá no espaço disponível, antes de tomar uma decisão.

Compatibilidade material

Algumas plotters são capazes de cortar outros materiais além do vinil. Se você usar mais de um material, uma plotter ajustável multifunção será a sua melhor opção. Máquinas que cortam vinil estritamente permitem alguns ajustes, uma vez que folhas e rolos desse material são produzidos em diferentes espessuras. A plotter deve suportar a espessura com a qual você pretende trabalhar e, embora a maioria delas sejam ajustáveis quanto à profundidade do corte, é sempre melhor verificar as especificações de cada modelo.

Portabilidade

Dependendo das necessidades da sua empresa ou hobby, pode-se preferir uma plotter de grande escala que permaneça no local, esteja sempre pronta e permita o corte de grandes projetos. Outros podem preferir uma máquina menor que não só ocupe menos espaço, mas que também seja projetada para ficar em uma mesa ou outra superfície, que esteja desconectada da base e tenha pernas para se tornar portátil. Esses modelos são ótimos para amadores ou aqueles que viajam a negócios e precisam de uma máquina para levarem consigo.

Características extras

Compare as características de cada máquina. Um grupo de plotters do mesmo tamanho e preço pode ser muito diferente em relação ao custo-benefício que oferecem. Algumas máquinas também são impressoras a tinta, capazes de imprimirem um design sobre a superfície de vinil e cortá-lo. Outras permitem o corte de vários materiais, enquanto algumas vêm com uma seleção de acessórios e materiais para você iniciar seus trabalhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível