Quando usar selador para concreto

Escrito por jay leone | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando usar selador para concreto
Existem diversos tipos de seladores para concreto (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Diversos tipos de seladores estão disponíveis para superfícies de concreto. Cada tipo de selador tem suas aplicações práticas. Por causa das complexidades envolvidas na instalação do concreto e aplicação do selador, é recomendado, mas não exigido, que se contrate profissionais experientes para completar esta tarefa. Duas das aplicações mais populares para concreto são em pisos e na fabricação de balcões.

Outras pessoas estão lendo

Piso

É sempre recomendado que se aplique selador em pisos de concreto. Este pode ser encontrado em diversos lugares, inclusive porões e quintais, áreas de serviço e áreas que recebam muito fluxo de equipamentos pesados, como garagens e armazéns. Antes de aplicar o selador, o piso de concreto deve ser lavado, esfregado com um agente limpador e enxaguado. A superfície deve ser secar por pelo menos 24 horas antes da aplicação do selador. Devem ser aplicadas de uma a três camadas de selador com rolo, similar aos usados em pintura. Após a aplicação, a superfície de concreto deve secar por 48 horas antes de ser pisada. Como o resultado é uma superfície rígida e bastante durável, geralmente usa-se epóxi para selar pisos de concreto. A aplicação de epóxi pode ser difícil, no entanto, já que seca rapidamente. O epóxi é um material resistente, mas é vulnerável à exposição de luz ultravioleta, que pode quebrar os químicos no epóxi se não for usado com um bloqueador de UV.

Balcões

O concreto costuma ser usado em balcões modernos de cozinhas e banheiros. Todos os balcões criados com concreto devem receber a aplicação de selador. Existem vários tipos de seladores para balcões de concreto no mercado. Exemplos de seladores usados em concreto são densificadores como silicato de sódio ou silicato de potássio, repelentes como silano ou siloxano, ceras, acrílico à base de solventes ou à base de água, epóxi à base de solvente ou de água e uretano. Uretano, epóxi e acrílico são resistentes à manchas. Densificadores, repelentes, acrílicos e uretano são resistentes ao calor. Densificadores, repelentes e uretano são seladores resistentes a riscos. Pode-se usar qualquer selador sozinho ou em conjunto com outros seladores para selar balcões de concreto. Do mesmo modo que os pisos de concreto, os balcões de concreto devem ser totalmente curados, limpos, lavados e secos antes da aplicação de selador. Selar um balcão de concreto geralmente é uma tarefa deixada para o fabricante. Como os construtores geralmente fazem o balcão fora do lugar onde devem ser instalados, o selador costuma ser aplicado antes de ser entregue ao comprador.

Fatos

Como a aplicação de selador pode se fácil se as instruções do fabricante forem estritamente seguidas, um faz tudo pode optar por aplicar o selador à suas superfícies de concreto sozinho. Independentemente de quem estiver aplicando o selador, isso deve ser feito no início da colocação do concreto, se não imediatamente após a cura. Após a camada inicial de selador ser aplicada, o consumidor deve manter as aplicações regularmente, conforme indicado pelo fabricante de um selador em particular.

Os consumidores que estiverem preocupados se sua superfície de concreto ficará manchada devem aplicar uma camada de selador uretano, epóxi ou acrílico nela, pois estes materiais são resistentes a manchas. Os consumidores que queiram uma superfície de concreto resistente a riscos devem aplicar uma camada de silicato de sódio ou silano, pois estes produtos são conhecidos por tornarem o concreto bastante resistente a riscos. As áreas de concreto que recebam muito trânsito de pessoas ou equipamentos pesados devem receber a aplicação de epóxi, pois ele aumenta a durabilidade da superfície de concreto. Os inibidores de UV devem ser aplicados sobre epóxi se a área receber muita luz do sol durante o dia, pois o epóxi é vulnerável à deterioração na presença de luz ultravioleta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível