Como o hidratante para couro funciona?

Escrito por g.k. bayne | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o hidratante para couro funciona?
A hidratação do couro previne rechaduras e perda de brilho (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Para que serve o hidratante de couro?

O hidratante para couro pode ajudar a restaurar a beleza de produtos de couro ressecados e endurecidos. A maioria dos produtos de couro, se não tiverem sido quimicamente selados durante o processo de fabricação, tendem a ficar ressecados e quebradiços enquanto envelhecem. Aplicar hidratante no couro pode prevenir que o couro rache ou descasque. Quando o couro for lavado, deve-se usar um hidratante para protegê-lo.

Tipos de hidratantes

O uso do óleo Neat's Foot é o modo tradicional de manter o couro macio e flexível. Depois de lavar o couro com sabão líquido hidratante, o óleo é aplicado e esfregado no couro com um pano macio. Há muitos sabões com lanolina, que também age como hidratante. Loções e cremes são oferecidos por muitos fabricantes de produtos de couro especificamente para suas peças.

Como funcionam

Hidratantes funcionam do mesmo modo que óleos e loções funcionam em peles secas e rachadas. Eles preenchem os poros do couro com os fluidos necessários para devolver ao couro seu estado macio e maleável. Quando o couro estiver limpo, o sabão ou a solução usada pode retirar a hidratação do couro. Isso pode causar ressecamento no couro, formar rachaduras ou endurecê-lo. Como na pele, a idade pode causar perda de hidratação do couro, deixando a peça frágil e sem brilho. Neste caso, o hidratante serve para restaurar a beleza do couro.

Aplicando o hidratante

Muitos produtos são aplicados ao couro da mesma maneira. Um pano limpo e seco é molhado com o hidratante em então passado no couro. Quando ele absorver o óleo, loção ou creme, o excesso é seco com um outro pano limpo e seco. Se o couro estiver extremamente seco, é recomendado que se deixe o hidratante sobre o couro durante a noite para que seja profundamente absorvido.

Quando hidratar

Produtos de couro devem ser hidratados sempre que forem lavados ou mostrarem sinais de ressecamento. Tratando o problema precocemente, o hidratante vai prevenir rachaduras ou perda de brilho. Hidratantes de couro podem ser achados na maioria das lojas de sapatos ou artigos de couro, e são aplicados pelo consumidor. A maioria das lavanderias a seco oferece serviços de hidratação de couro a seus clientes.

Considerações

Nem todo couro precisa ser hidratado; o consumidor deve perguntar ao vendedor se o fabricante recomenda o uso de hidratantes e também recomendações de lavagem. Para produtos de couro como sapatos, botas, casacos e bolsas, o consumidor deve considerar o uso de tratamentos anti manchas e a prova d'água, que também estão disponíveis na maioria das lojas de sapatos e artigos de couro. Estes repelentes vão prevenir manchas no couro, fazendo com que a limpeza e a hidratação sejam menos frequentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível