Como fazer uma história parecer um artigo de jornal

Escrito por layla velasquez | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma história parecer um artigo de jornal
Fazer uma história comum parecer um artigo de jornal é fácil e rápido (newspaper and coffee image by NatUlrich from Fotolia.com)

Seja para um projeto pessoal ou da escola, fazer uma história parecer um artigo de jornal pode ser feito fácil e rapidamente. Os profissionais usam programas caros como o Quark Xpress ou o Adobe InDesing. Porém, um simples projeto caseiro pode ser feito em praticamente qualquer programa de texto.

O Microsoft Publisher fornece modelos de jornal para que os usuários personalizem, mas mesmo um processador de texto, apesar de não ter as ferramentas avançadas de leiaute, possui o suficiente para um trabalho básico. Para fazer um artigo de jornal, inclua os seguintes elementos: manchete, subtítulo, corpo de texto, imagens e, talvez, uma propaganda.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Processador de texto ou outro programa de texto
  • Foto
  • Programa de imagens (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Monte o corpo de texto

  1. 1

    Configure sua página para ter de quatro à oito colunas. A maioria dos programas de texto possui a ferramenta de colunas. Consulte o menu de ajuda se não estiver certo sobre como usar.

  2. 2

    Formate o texto. Os jornais geralmente usam o tamanho 10 em fontes padrão, como a Times New Roman ou Arial.

  3. 3

    Quebre o texto. Grandes blocos de textos intimidam os leitores, os parágrafos criam um apelo visual maior, e também se adequam às convenções padrão da língua.

  4. 4

    Delete os espaços de tabulação. A maioria das tabulações (botão "Tab") coloca um espaço muito grande no artigo. Ao invés disso, pressione a barra de espaço uma vez.

    Manchete e subtítulo

  1. 1

    Escreva uma manchete no topo da história. Inclua verbos de ação e omita artigos como "um" ou "a". As manchetes se espalham por toda história, e não são centralizadas ou em negrito.

  2. 2

    Digite o subtítulo — e o crédito do autor — logo abaixo da primeira sentença. Os subtítulos profissionais geralmente mostram o título do repórter abaixo do seu nome. Depois do subtítulo, pule uma ou duas linhas antes de começar a história.

  3. 3

    Coloque uma referência. Isso é um passo opcional e acrescenta um toque a sua história. A referência é a cidade onde aconteceu a história. É escrita em letras maiúsculas, logo antes da primeira palavra. Elas são seguidas de um travessão, e depois o começo da história. Por exemplo:

    SÃO PAULO — Dois homens foram encontrados mortos a tiros nessa manhã, em um apartamento na zona norte.

  4. 4

    Insira um cabeçalho no documento da página. O cabeçalho é impresso em todas as folhas. Ele não deve ser confundido com a capa, que é a caixa de título da primeira página. A capa inclui o logo oficial e as principais manchetes das maiores histórias, mas o cabeçalho tem uma única linha que inclui o nome do jornal, a data, o número da página e o nome da seção. Alguns desses elementos podem não se aplicar, então inclua os que você quiser. Algumas publicações usam texto preto ou branco contra um fundo sombreado; outras simplesmente colocam uma linha depois da informação. Examine seu jornal local para decidir qual formato você quer.

    Imagens

  1. 1

    Escolha pelo menos uma imagem para seu artigo. Para melhores resultados, use uma foto. Porém, um ícone também irá funcionar para um projeto mais divertido.

  2. 2

    Emoldure a imagem ou foto com uma borda. Uma linha fina e preta parece profissional, mas bordas decoradas podem dar um efeito interessante.

  3. 3

    Coloque uma caixa de texto sem bordas como legenda.

  4. 4

    Use uma fonte e um tipo diferente para a legenda. As legendas devem ter uma ou duas frases, seguidas do crédito da foto.

  5. 5

    Crie uma propaganda para sua página. Isso é opcional, mas irá dar um toque especial. Os lucros dos jornais vêm inteiramente de publicidade, então praticamente todas as páginas terão um anúncio. O melhor é criar um anúncio em um programa de imagens e colar na sua história.

Dicas & Advertências

  • Os artigos dos jornais são escritos diferentemente da composição culta. Ao invés de introdução, eles começam com um resumo — um parágrafo de uma ou duas sentenças que conta toda história em 20 palavras ou menos.
  • Depois do resumo, os detalhes são colocados em ordem do mais para o menos importante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível