A história de Steve Wozniak

Escrito por sharon l. cohen | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história de Steve Wozniak
Woz era parceiro de Steve Jobs (www.coe.berkeley.edu/forefront/fall2005/woz.html)

Hoje em dia, os computadores da Apple são tão conhecidos que é difícil pensar que algumas décadas atrás nenhuma dessas tecnologias existia. Steve Wozniak, em parceria com Steve Jobs, criou uma empresa que teve grande impacto no mundo todo. As inovações decorrentes dela forjaram a base para outras invenções e fizeram do mundo dos computadores o que ele é hoje.

Outras pessoas estão lendo

Primeiras invenções

Steve, ou "Woz" para os amigos, cresceu na Califórnia nos anos 50 sob a influência dos genes do pai, um engenheiro da Lockheed. Durante a adolescência, Woz era um geek da tecnologia, adquirindo uma licença amadora de rádio e criando seu próprio computador para jogar jogo da velha.

Faculdade

Ele foi para a Universidade do Colorado seguindo depois para o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade da Califórnia. Em Berkeley, Woz e Steve Jobs vendiam "blue boxes", uma tecnologia ilegal que permitia que as pessoas fizessem chamadas de longa distância sem pagar. Woz saiu de Berkeley em 1976 para virar um designer de chips para calculadoras HP. Seu segundo negócio era escrever software de jogos de fliperama para Steve Jobs, na Atari.

Apple I e II

Woz se encontrava regularmente com gênios da tecnologia da Homebrew Computer Club e dividia informações sobre o Altair 8000. Como nem ele, nem Jobs tinham dinheiro suficiente para comprar a Altair, eles construíram seus próprios computadores e o chamaram de "Apple I", devido à experiência de trabalho de Jobs com pomares. O computador se popularizou rapidamente e recebeu um pedido de 50 mil dólares na época de uma loja de computadores local. Os dois foram para a garagem de Woz e começaram a construir os computadores. Woz apresentou o Apple II atualizado, mais veloz e com melhores gráficos, no ano seguinte.

Após a Apple

Em 1980, a Apple Computer tinha se tornado um fenômeno e se tornou a empresa a oferecer mais cotas no mercado de ações em Wall Street desde a Ford Motor Co. Woz ficou como consultor da Apple por mais cinco anos e depois fez a CL9, uma empresa que produz botões de controle remoto. No início do século XXI, ele foi co-fundados da Wheels of Zeus (WoZ), que fazia sistemas globais de localização sem fio. Quando ele se juntou a Gil Amelio e Ellen Hancock para criar a Acquicor Technology, uma empresa de aquisições, ele fechou a WoZ. A Jazz Semiconducter, uma empresa americana de fundição de pequenos semicondutores, a qual prestava serviços utilizando aplicativos de alto desempenho, como serviços sem fio, redes de fibra ótica e gerenciamento de energia, foi uma das aquisições da Acquicor.

Esforços voluntários

Woz é conhecido por trabalhar como voluntário e doar seu tempo e dinheiro a diversas causas. Durante os anos 80 e 90, ele ajudou no desenvolvimento do centro da cidade de San Jose com suas contribuições para o estúdio de ballet da cidade e para o Children’s Discovery Museum (Museu de Descobrimento para Crianças). Ele também foi professor em sua cidade natal, enquanto desenvolvia ideias para tecnologias.

Prioridades na vida

Ter uma alta renda nunca foi sua maior prioridade na vida. Seu patrimônio, avaliado em aproximadamente 90 milhões de reais, é significativamente menor do que o de Steve Jobs. Na verdade, ele doa seu dinheiro desde os dias da Apple I. Quando a empresa estava se preparando para entrar no mercado de ações, Woz ouviu que muitas pessoas importantes dentro da Apple não tinham a oportunidade de comprar uma ação a preços diferenciados. Pensando que isso não era certo, ele permitiu que essas pessoas comprassem ações a um preço que garantiria o dinheiro deles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível