Ideias de aula para professores e jogos de fração

Escrito por beth taylor | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de aula para professores e jogos de fração
Torne os cálculos com frações mais fáceis através de atividades práticas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

As frações podem representar um grande desafio para os estudantes de matemática. Fração simples geralmente é o ponto de partida na passagem de operações com números inteiros relativamente simples para desafios matemáticos mais complexos que exigem o uso de frações e números decimais. O conceito abstrato de frações, e como problemas de matemática são resolvidos com elas, pode ser difícil para os alunos compreenderem de forma concreta. Mas existem algumas maneiras de tornar o processo mais fácil.

Outras pessoas estão lendo

Pedaços de pizza

Uma importante maneira visual para aprender frações é através de um alimento favorito que os estudantes possam pensar em termos de partes fracionadas: a pizza. Desenhe uma pizza no quadro e pergunte como os estudantes iriam dividi-la, de modo que cada pessoa receba uma fatia. Caso seja necessário, oriente-os para que eles cheguem a um círculo dividido em seis partes. Explique como cada parte representa 1/6 do total de pizza. Distribua um exercício com números diferentes de pessoas para os estudantes praticarem a criação de denominadores diferentes.

Frações coloridas

Outra maneira gostosa de tornar as frações mais fáceis é dar a grupos de três a quatro estudantes vários doces pequenos e coloridos. Peça aos estudantes para determinarem as frações correspondentes a cada cor de doce. Cada grupo deve apresentar à classe quantos doces tinham em geral e, em forma de fração, quantos eram de cada cor. Por exemplo, 10 doces verdes de uma quantidade de 40 seriam representados por 10/40 ou por 1/4 do total. Os estudantes podem ajudar a corrigir seus colegas durante a apresentação caso seja necessário.

Somando e subtraindo

Pode ser que os estudantes não entendam por que os denominadores devem ser os mesmos no momento de somar ou subtrair as frações. Ilustre a ideia através de formas. Desenhe um círculo dividido em três partes e outro dividido em metades em um tabuleiro. Explique que não é fácil somar 1/3 a 1/2, mas se ambos os círculos forem divididos em seis, a adição é muito mais fácil. Crie uma planilha de cálculo diferente de duas formas desigualmente divididas para cada grupo de três a quatro estudantes. Cada grupo terá que chegar a um denominador comum e compartilhar suas descobertas com a classe.

Multiplicando e dividindo

Multiplicar e dividir frações também apresenta desafios conceituais para os estudantes. Divida os estudantes em pequenos grupos e dê a cada um dinheiro de mentira. Peça aos estudantes para contarem o total de dinheiro no grupo e desafie-os a dividi-lo em partes iguais entre si. Peça a cada grupo para relatar como eles chegaram àquela conclusão – eles provavelmente explicarão que dividindo pelo número de estudantes em seu grupo, por exemplo, três. Oriente caso seja necessário, ajude na atividade através da ideia de que eles poderiam obter o mesmo resultado multiplicando a quantidade por 1/3.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível