Mais
×

Ideias para cobrir um tampo de madeira danificado

Atualizado em 15 junho, 2017

Quando se tem um tampo de madeira danificado, costuma ser mais fácil disfarçar o corte ou rachadura do que repintar toda a mesa. Existem diversas soluções decorativas que vão se encaixar perfeitamente com a decoração, dando a impressão de que não aconteceu nada com a mesa.

Mesas de madeira arranham com facilidade (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Toalha de mesa e passadeira

Um jeito barato de esconder um tampo de mesa danificado é com uma toalha de mesa. Elas existem em diversos estilos, tamanhos e cores, e pode-se mudar de acordo com os feriados, estações e ocasiões especiais. Passadeiras são parecidas com toalhas de mesa, mas só cobrem parte da mesa -- normalmente o meio. É uma boa opção se deseja cobrir apenas a parte danificada da mesa, deixando o resto à mostra.

Centros de mesa

Se o dano é no meio da mesa, pode-se posicionar um centro de mesa bem em cima do estrago. Se não possui um centro de mesa, pode fazer um facilmente com itens do dia a dia. Coloque frutas ou lâmpadas de natal dentro de um vaso. Cubra um prato de bolo com velas ou encha um vaso com galhos ou flores do seu quintal. Coroas, pequenas esculturas, utensílios de cozinha ou bandejas ornamentadas funcionam como bons centros de mesa de última hora. Bandejas cheias de comida ou petiscos podem funcionar como centros de mesa e disfarçar a imperfeição.

Jogo americano

Uma mesa posta impressiona e dá um tom festivo no disfarce de imperfeições. Comece com o jogo americano. Depois, coloque o prato com uma tigela por cima. Adicione guardanapos de pano, talheres, copos de água e taças de vinho. Quando acabar, provavelmente terá coberto as áreas danificadas. Essa maneira é decorativa e funcional ao mesmo tempo. No entanto, se estiver fazendo isso durante um jantar, as imperfeições poderão acabar sendo expostas quando os pratos forem retirados da mesa para lavar.

Mesa de jogos

Se curte jogar pôquer, pode transformar seu tampo de mesa danificado em uma mesa de jogos. Você pode comprar um tampo para cobrir a mesa ou um feltro para pôquer. Se prefere outros jogos, como damas ou gamão, pode comprar tampos removíveis ou pintar os tabuleiros na mesa você mesmo.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article