Vida

Ideias para ensinar uma criança bem-dotada da segunda série

Escrito por richard reyes | Traduzido por bruno belli sinder
Ideias para ensinar uma criança bem-dotada da segunda série

Não exclua as outras crianças dos projetos do seu aluno bem-dotado

Ezra Shaw/Digital Vision/Getty Images

Alunos bem-dotados podem ser — como o nome diz — um bem, mas também podem criar problemas no plano de estudo da classe, pois precisam de planos de estudo personalizados para que alcancem todo seu potencial. É o dever de um professor de ensino primário conseguir balancear entre desafios e recompensas ao lidar com os alunos bem-dotados. O psicologo soviético, Lev Vygotsky, desenvolveu a ideia da "zona do desenvolvimento próximo" para encorajar o ensino autônomo. Felizmente, isso vai permitir que seus alunos bem-dotados avancem rapidamente com seus estudos, deixando você livre para atender às outras crianças. Um "zona próxima" é o espaço onde alunos podem aprender sem um professor. Estabeleça estilos de aprendizagem e estruture as lições de acordo com o aprendizado autônomo para permitir que seu aluno bem-dotado da segunda série se desenvolva.

Outras pessoas estão lendo

Observação

Observe o seu aluno bem-dotado por uma semana para determinar quais estilos de aprendizagem se encaixam melhor com sua personalidade. Por exemplo, o aluno bem-dotado fica inquieto durante as lições? Se ele fica, talvez seja um aprendiz corporal-cinestésico. Ele fica desenhando na mesa ou nos cadernos? Caso fique, talvez tenha grande inteligência espacial. Howard Gardner estabeleceu oito "estilos de ensino" básicos na sua teoria de inteligências múltiplas, incluindo linguística, lógica-matemática e interpessoal, por exemplo. Você pode observar uma mistura de diversos estilos de aprendizagem. Para ter uma ideia mais apurada, teste o aluno usando o guia para estilos de aprendizagem da Universidade de Missouri, desenvolvido para crianças do ensino fundamental.

Desenvolvimento do projeto

Faça do seu aluno bem-dotado um participante integral do desenvolvimento do projeto. Sente com ele e pense em projetos potenciais. Discuta futuras lições e pergunte a opinião dele. Por exemplo, se ele tem alta perspicácia visual-espacial, desenvolva um projeto onde ele deve construir e pintar uma maquete da classe. Você pode envolver essa lição como parte de um projeto para todos os alunos. Por exemplo, se estiver ensinando sobre cultura francesa, peça ao aluno bem-dotado que faça uma maquete da Torre Eiffel e peça ao resto da classe que pinte o cenário. Faça um projeto para a classe toda, um que vai desafiar o aluno bem-dotado e outro que ficará completamente a critério do aluno. Enfatize o aprendizado autônomo em todos os projetos.

Acompanhamento

Deixe que seu aluno bem-dotado descubra seus próprios problemas, mas, se você perceber que ele continua tendo dificuldades com alguns aspecto de um determinado projeto, intervenha e ofereça sugestões. Aconselhe-o previamente que esse tipo de dificuldade é esperado. Diga que você lhe deu um projeto difícil porque vê grande potencial nele, mas enfatize que ele pode esperar frustrações. Sempre fique disponível para qualquer questão ou clarificação. Não passe projetos acima do nível de aprendizado da terceira série.

Interação

Não isole seu aluno bem-dotado. Mesmo que ele esteja trabalhando em um projeto personalizado, deve se sentar lado a lado com seus colegas de classe. Encoraje outros alunos a oferecerem sugestões para o projeto e até mesmo a participarem diretamente caso demonstrem interesse genuíno e sejam capaz de executar as tarefas. Essa é outra razão para não exceder o nível de aprendizado da terceira série, pois isso pode acabar alienando os outros alunos. Por exemplo, segundo a página na Internet da escola de ensino fundamental Roan, em Mountain City, Tenessi, EUA, a maioria dos alunos fundamentais não compreendem técnicas básicas de Internet antes da terceira série. Seu aluno bem-dotado pode ser capaz de fazer sua própria página na Internet, mas ter outro aluno ajudando-o na pesquisa de um tópico pode ser mais inclusivo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media