Ideias de experimentos científicos interessantes e divertidos

Escrito por eric jonas | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de experimentos científicos interessantes e divertidos
Ensine as crianças sobre o processo do som com duas latas e um fio de barbante (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Crianças e adultos podem executar uma infinidade de experimentos científicos utilizando objetos e ingredientes comuns em uma casa. Não importa que o experimento seja para um projeto escolar ou para interesses próprios, o cientista amador pode fazer as coisas se moverem, mudarem de cor e até entrarem em erupção. Utilize os experimentos para ajudar as crianças a aprenderem sobre ciência ou use-os para entreter um grupo de crianças em uma festa ou encontro casual.

Outras pessoas estão lendo

Balões

Balões, um pouco de barbante e uma lata de alumínio é tudo o que precisa para se divertir enquanto faz experimentos com eletricidade estática. Comece amarrando um pedaço de barbante em um balão inflado. Coloque uma lata de alumínio na mesa da cozinha e esfregue o balão na sua cabeça durante alguns segundos. Você notará que, quando o balão é colocado próximo à lata na mesa, ela começa a se mover em direção a ele. Puxando o barbante amarrado ao balão, a lata andará de uma ponta à outra da mesa. O mesmo efeito pode ser visto ao esfregar o balão no seu cabelo e, então, o puxar para cima, devagar, pelo barbante: o cabelo tentará subir junto com o balão.

Mudança de cor

Aprenda sobre como os produtos químicos interagem, observando como eles conseguem mudar de cor abruptamente. Esmague um tablete de vitamina C de 100 mg em um saco plástico, até virar um pó fino. Coloque o pó em um copo com 50 ml de água morna e mexa por 30 a 60 segundos. Em um segundo copo, acrescente 50 ml de água morna e 1 colher de chá de iodo. Acrescente 1 colher de chá da mistura do primeiro copo no segundo copo. Isso deve transformar o iodo marrom em transparente. Em um terceiro copo, coloque 50 ml de água morna, 1 colher de sopa de peróxido de hidrogênio e 1 colher de chá de amido líquido. Despeje o conteúdo do segundo copo no terceiro. Então, continue a despejar o conteúdo dos dois copos entre um e outro cerca de duas vezes. Coloque o copo contendo o líquido na mesa e espere alguns segundos, para ver a água transparente ficar azul escura de repente.

Explosão gasosa

Se estiver procurando por um experimento para fazer no quintal de casa, considere colocar Mentos dentro de uma garrafa de refrigerante. Embora qualquer refrigerante funcione, é recomendável utilizar um que seja diet, para evitar uma bagunça pegajosa depois. As moléculas de água se atraem e, como resultado, elas criam uma tensão na superfície que resiste ao movimento das bolhas de dióxido de carbono. A gelatina e a goma arábica presentes no Mentos interrompem a habilidade da água de criar tensão superficial e, assim, as bolhas conseguem fluir com tanta velocidade que até parecem entrar em erupção. Para fazer isso, remova a tampa de uma garrafa de refrigerante de 2 litros e jogue dentro dela a maior quantidade de Mentos possível, o mais rápido que puder. Quanto mais rápido as balas entrarem na garrafa, mais impressionante será a reação.

Telefone sem fio

Se estiver procurando por um experimento cientifico caseiro para crianças pequenas, leve em consideração fazer um telefone sem fio. Os materiais são dois copos de plástico e um pouco de barbante. Para iniciar a experiência, faça um pequeno furo no fundo dos dois copos. Passe o barbante através de um copo e faça um nó maior do que o furo, para evitar que o copo escorregue para fora do barbante. Passe a outra ponta do barbante pelo furo do segundo copo e dê um nó. Para demonstrar como os nossos ouvidos utilizam as vibrações para determinar os sons, peça para a criança colocar a orelha de encontro a um dos copos. Coloque o outro copo na boca e fale, certificando-se de que o barbante esteja o mais esticado possível. As vibrações do som saindo de sua boca continuarão ao longo do barbante até o copo da criança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível