Ideias para maquetes de ciência no colégio

Escrito por flora richards-gustafson Google | Traduzido por bruno robson ribeiro dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para maquetes de ciência no colégio
Maquetes do sistema solar não são de uso exclusivo dos alunos do ensino fundamental (solar system image by Svetlana Gajic from Fotolia.com)

As maquetes de ciência nas escolas são usadas em salas de aula ou feiras de ciências, e oferecem uma apresentação visual sobre o assunto que será abordado. Elas ajudam os alunos e espectadores a verem ideias e conceitos de uma forma tangível e simplificada. Elas também podem explicar os processos sistemáticos ou simplesmente demonstrar hipóteses científicas ou uma teoria.

Outras pessoas estão lendo

Sistema solar

A maquete do sistema solar é um clássico que qualquer aluno pode fazer. As crianças mais novas podem conceber um modelo simples, demonstrando a localização dos planetas em relação à sua distância do Sol. Os alunos mais velhos podem criar modelos de sistemas solares que reflitam sobre as últimas descobertas dos cientistas, como o rebaixamento de Plutão para um planeta anão.

Modelos de sistemas solares mais avançados podem incluir a posição dos satélites conhecidos e a distância das estrelas e galáxias, como a Alpha Centauri, Sirius, Deneb e do centro galáctico. Os alunos devem explicar a definição de distâncias medidas em anos-luz, e a velocidade da luz (299,792 km por segundo).

As raízes de uma cidade moderna

Sendo mais adequado para alunos mais velhos, as maquetes que mostram o passado e presente de uma cidade, revelam os efeitos da tecnologia, infra-estrutura e da poluição. Para uma maquete simples, os alunos podem mostrar como as luzes, o concreto, a eletricidade e os automóveis têm causado mudanças dentro de uma cidade.

Para uma maquete mais avançada, os alunos podem basear o projeto em uma antiga civilização (como Grécia ou Roma), mostrando a colocação de aquedutos, explicando como encanamentos antigos providenciavam água corrente para banhos e mostrando como funcionava o transporte de gelo que vinham dos topos das montanhas. As maquetes podem exibir transformações das antigas cidades durante o renascentismo e a revolução industrial.

Bateria de limão

Criar uma bateria de limão é um excelente método de um estudante mais velho mostrar como uma bateria é feita de dois metais diferentes sendo suspensos em uma solução ácida. Os materiais necessários são: limão fresco, diodo emissor de luz (LED), prego galvanizado, fio de metal e moeda de cobre.

Coloque a moeda de cobre em uma extremidade do limão e o prego na outra extremidade - sem se tocarem, entretanto, interligados através do fio de metal - para demonstrar como um diodo emissor de luz acende ligeiramente quando um fio conecta a luz através dos dois objetos. Crie várias "baterias" de limão (cerca de quatro) e conecte-as com os fios de metal, dessa forma, você vai conseguir iluminar totalmente sua LED. Ao juntar os limões, um estudante deve conectar a moeda que está em um dos limões ao prego de outro limão. Para tornar o trabalho mais interessante, o aluno pode demonstrar quantos limões são precisos para fazer outro dispositivo eletrônico (como um pequeno relógio digital).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível