Ideias para pintar vasos de barro

Escrito por ann hudson | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para pintar vasos de barro
Pintura em vasos de barro é o tipo de artesanato que se pode adaptar a uma variedade de níveis de habilidade (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A pintura em vasos de barro é o tipo de artesanato que se pode adaptar a uma variedade de níveis de habilidade. Os vasos básicos de terracota podem ser decorados com tinta, usando-se uma complexa arte popular ou os métodos e as ferramentas mais simples. Até criancinhas podem participar desse tipo de projeto. Seja simples ou detalhado, vasos de barro pintados com tinta brilhante podem acrescentar estilo a qualquer floreira de jardim ou arranjo floral.

Outras pessoas estão lendo

Materiais

Os materiais necessários para um projeto dessa natureza são muito básicos e baratos. Além de um vaso de barro do tamanho desejado, os materiais essenciais, como tinta acrílica de artesanato, são um pincel pequeno para pintar detalhes, um pincel grande de artesanato e acabamentos em poliuretano. Outros materiais vão depender do tipo de pintura decorativa planejado, podendo incluir esponjas, papel-toalha, matrizes, uma pequena plataforma giratória, fita adesiva e um marcador permanente preto.

Técnicas simples

Algumas ideias simples para a pintura de vasos de barro podem ser: pintura com esponja ou acrescentar faixas simples usando uma plataforma ou uma tábua giratória. A pintura com esponja envolve simplesmente mergulhar a ponta na tinta, bater levemente sobre um papel-toalha, para retirar o excesso, e salpicar o vaso com ela, seguindo um padrão ou aleatoriamente. Pode-se também criar um padrão quadriculado, com pequenas esponjas quadradas. Deve-se usar uma só cor ou uma combinação de cores.

Pode-se também adicionar faixas ao vaso de barro, de forma simples e rápida; para tanto, um pincel com tinta é apoiado contra o vaso, que é colocado no centro de uma plataforma ou tábua giratória e esta gira lentamente. As faixas podem ser largas ou estreitas, retas ou pontilhadas ou serem uma combinação de escolhas. Na realidade, não existe uma maneira errada de realizar essas técnica simples de pintura.

Nível maior de habilidade

Decorações mais complexas podem ser criadas com o uso de moldes ou projetos de arte popular. A criação de um molde requer um pouco de paciência e mãos razoavelmente estáveis. Ele deve ser fixado ao vaso, no local desejado, com fita adesiva. Um pincel ou uma esponja, levemente carregado de tinta, pode ser utilizado para aplicar tinta dentro e fora da margem de abertura do molde.

Há muitas fontes de arte popular e projetos de pintura em lata e madeira. Esses projetos podem ser aplicados à mão livre ao vaso, usando-se um marcador permanente, e pintando, segundo as técnicas usadas em lata e madeira. Os livros que retratam as ideias de pintura desse tipo geralmente conduzem o artista passo a passo durante o processo.

Selagem

Se você pretende usar o vaso de barro em área externa, uma boa ideia é aplicar algum tipo de selante, depois que a pintura estiver concluída e seca. Isso pode ser feito passando-se, com um pincel, um acabamento claro de poliuretano. Para garantir um acabamento uniforme, deve-se cobrir toda a parte externa do vaso. Um pincel-esponja pode ser usado para evitar marcas reveladoras de pinceladas. Existem também sprays de acabamento de poliuretano que secam de maneira rápida e uniforme.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível