×
Loading ...

Ideias de pop art

O pop art se apropria e recria imagens de pessoas, criaturas, produtos, símbolos e objetos da cultura popular para o uso em uma arte original. O movimento pop art nasceu nos anos 50 e teve seu retorno nos anos 80. Artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Jeff Koons e Katharina Fritsch se encontram entre as referências no pop art.

O retrato de Marilyn Monroe, de Andy Warhol, é um exemplo de pop art (Sion Touhig/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Conceitos

Os artistas no pop art expressam uma variedade de ideias em seus trabalhos. Um dos temas mais prevalecentes é a incorporação da mídia de massa (TV, filmes, figuras e música) no público. O consumismo também é um tema, existindo muitos trabalhos abordando marcas e logos. A colagem de propagandas de Richard Hamilton, “Just what is it that makes today’s home so diferente, so appealing?” é um exemplo de como o pop art chama atenção para a cultura do consumo.

Loading...

Assunto

O pop art tende a retratar assuntos sociais relevantes, com celebridades como um assunto recorrente, como nas repetidas imagens de Marilyn Monroe em diferentes cores, de Andy Warhol. O pop art também se utiliza de marcas de corporações, quadrinhos, comida, figuras políticas, animais e pinturas icônicas como assuntos.

Meios

A pop art costuma se apresentar em forma de pinturas, esculturas e objetos “prontos” ou “encontrados”. Os artistas também utilizam design gráfico e figuras reproduzidas para imitar os meios que criaram as propagandas e logos. A pop art normalmente incorpora cores vibrantes e acessíveis, que são compatíveis ou propositalmente destoantes das cores da imagem original.

Materiais

Os materiais comumente utilizados em um trabalho de pop art incluem papel, metal, gesso e plástico. A pop art também pode aparecer em espaços como salas, cômodos ou outras estruturas. Os tons e meios que os artistas utilizam geralmente ditam os materiais de escolha. Por exemplo, plástico e papel refletem especificamente a aparência e sensação de itens e imagens produzidos em massa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...