Diferenças entre a Arte Tradicional e a Arte Moderna

Até artistas que trabalham com meios tradicionais, como a pintura, podem criar obras-primas

the artist image by Louise McGilviray from Fotolia.com

Aqueles que não têm formação em artes muitas vezes têm dificuldade em perceber as profundas diferenças que existem entre a Arte Tradicional e a Arte Moderna. Se, por um lado, muitas das diferenças estão ancoradas nas circunstâncias sociais em que a arte foi produzida historicamente, também existem diferenças que você pode discernir simplesmente olhando para dois tipos de arte.

Tema e "o choque da novidade"

O crítico de arte Robert Hughes descreveu o efeito da "avant-garde" no público como “o choque da novidade”. Embora isso seja difícil de entender do ponto de vista contemporâneo, no qual quase sempre se espera que a nova arte seja chocante (ao ponto de o fator de choque e sua pronta assimilação na aceitação universal quase façam disso algo banal), houve um tempo em que pintar uma mulher nua em um contexto não religioso, cercada por um grupo de homens, ofendia seriamente a moral pública. Esse foi o efeito da lendária pintura de Manet “O almoço na relva”, quando foi exibida em Paris em 1863.

Abstrato X Figurativo

Se a pintura e escultura tradicionais eram quase sempre baseadas na figura humana e na paisagem, a arte moderna quebrou essa tradição no que normalmente é chamado de arte abstrata. Em abstração, nada do que somos capazes de reconhecer no mundo real aparece na pintura ou escultura. Em vez disso, o artista evoca formas e desenhos de sua imaginação e os projeta em seu próprio espaço visual. Um exemplo destacado da pintura abstrata é “La Leçon de Ski”, de Joan Miró (1966). Um grupo de artistas de Nova Iorque nos anos 40 e 50 conhecidos como Expressionistas Abstratos levariam isso ainda mais longe ao privilegiar a pintura em si em vez do produto acabado. Jackson Pollock talvez seja o membro mais famosos desse grupo.

Mídia Tradicional X Não tradicional

Se a arte tradicional era definida dentro dos parâmetros da pintura, desenho, escultura e arquitetura ao longo de todo século 20, essas limitações foram transcendidas pelo desenvolvimento de novas mídias como a vídeo-arte, performance, "land art" e instalações. Até mesmo meios tradicionais como a pintura e a escultura foram significativamente alterados. Artistas como Robert Rauschenberg e Dieter Roth iriam abandonar matérias tradicionais como pintura a óleo e argila para usar objetos encontrados, lixo e objetos comprados em loja para criar suas pinturas e esculturas, muitas vezes criando obras de arte curiosas que não pertenciam a nenhuma das categorias tradicionais de pintura ou escultura.

eHow Brasil
×