×
Loading ...

Ideias para reutilizar cadeiras velhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Dê vida nova às suas cadeiras velhas reformando seus assentos ou transformando-as completamente. Cadeiras de madeira são mais fáceis de reformar ou reutilizar, mas você pode renovar qualquer tipo de cadeira, basta um pouco de esforço, tempo e criatividade. Até mesmo aquela sua cadeira de escritório bem desgastada pode se tornar interessante novamente.

Cadeiras de madeira são fáceis de pintar, reformar ou reutilizar (old beach chair image by freebie123 from Fotolia.com)

Reformando madeira, metal e plástico

Cadeiras de madeira ou metal podem ser repintadas, desde que você use a base apropriada antes de aplicar a tinta. Mas essa não é sua única opção. Você também pode mergulhar tiras de tecidos coloridos em cola para madeira e depois aplicá-las em sua cadeira, cobrindo toda superfície e formando a textura que preferir: enrugada, lisa ou entrelaçada. É possível fazer o mesmo com metal ou plástico, aplicando primeiro uma camada de verniz para evitar ferrugem e aumentar a aderência. Nesse caso, utilize cola multiuso em vez da específica para madeira.

Loading...
Você pode pintar sua cadeira ou preenchê-la com tiras de tecido (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

De cadeira de escritório para poltrona de cinema

Cadeiras com rodinhas, de escritório, permitem uma enorme variedade de reutilização. Para tanto, você provavelmente precisará remover a base completamente e usar de forma separada. Se você tiver várias cadeiras velhas em boas condições, uma opção é remover os assentos e posicioná-los um ao lado do outro em uma base de madeira. Assim, você criará sua própria sala de cinema em casa. Caso necessário, refaça o estofamento. Fixe um tampo de mesa de centro sobre as bases com rodinhas e você terá uma mesa de petiscos que se movimenta. Se a cadeira inteira estiver em condições ruins, você ainda poderá utilizar as rodinhas. Para deixar sua mesa mais alta, adicione alguns blocos de madeira para aumentar o espaço entre as bases e o topo.

Transforme cadeiras de escritório em poltronas de cinema ou mesas que se movimentam (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Poltronas reclináveis renovadas

Poltronas reclináveis velhas podem ser re-estofadas ou encapadas de forma rápida, mas, se você estiver se sentindo aventureiro ou a mecânica da cadeira não seja mais consertável, desmonte-a inteira e reaproveite todas as partes que puder. As almofadas do assento podem ser reencapadas e utilizadas como almofadas de chão ou para sentar ao ar livre, se a nova capa for resistente à chuva. Transforme os pés da poltrona em suportes para porta-retratos que pendem contra a parede, ou junte dois e forme uma mesa estilo de cafeteria. Os mecanismos do eixo e de reclinação podem ser utilizados para transformar uma cadeira estática em reclinável, com um esforço um pouco maior.

Reutilize as partes da poltrona reclinável (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...