Computadores e eletrônicos

Como identificar notícias falsas na internet

Escrito por aaron clark | Traduzido por michel makarios
Como identificar notícias falsas na internet

"The Colbert Report", site de Stephen Colbert, reproduz sátiras políticas normalmente confundidas com notícias reais

Kevin C. Cox/Getty Images Sport/Getty Images

Apesar das notícias falsas na internet serem uma diversão inofensiva, com o aumento da notoriedade desse tipo de brincadeira, a internet se encheu de enganações perigosas e imagens incríveis demais para serem reais. A experiência na internet ajuda a treinar um olho crítico para saber o que é real, mas até mesmo os veteranos podem ser enganados. Faça um bom julgamento antes de divulgar informações pessoais através de e-mails e tenha cautela caso alguém clame ser uma autoridade.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Cheque o domínio do site no fim da URL. Somente governos possuem acessos a URLs como .gov ou .gov.br. A menos que você seja russo ou saiba ler o idioma, não confie em nenhum site pedindo suas informações que termine com .ru ou algo similar.

  2. 2

    Evite histórias que pareçam boas demais para ser verdade, e considere sua plausibilidade também. Por exemplo, suspeite de grandes premiações. Algumas histórias são mais difíceis de se desmascarar do que outras. Por exemplo, notícias sobre o mundo e a cultura pop, apesar de não serem prejudiciais, não são tão fáceis de se perceber e descartar. Caso esteja em dúvida, cruze referências com sites de notícias internacionais, como o "New York Times", "Washington Post" ou o "Wall Street Journal."

  3. 3

    Procure por palavras chave ou frases em um site de busca, como o Google, Bing! ou Yahoo. Caso seja uma notícia sobre uma celebridade, diversos jornalistas estarão relatando a precisão da história. Notícias plausíveis receberão mais atualizações em sites de notícias.

  4. 4

    Confira a história em sites que reúnem e desmascaram histórias falsas, imagens alteradas e armações, como o Snopes (snopes.com).

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media