Mais
×

Como fazer um iglu com crianças pequenas

Atualizado em 17 abril, 2017

Nada é mais legal que terminar uma atividade de inverno na sala de aula pré-escolar fazendo o seu próprio iglu de garrafas pet. Comece a recolher as garrafas dos alunos, amigos e familiares no início do ano para que possa trabalhar quando o inverno chegar. Quando o iglu estiver construído, use-o para um centro de leitura ou atividades para que as crianças possam continuar a desfrutar de sua obra. Não tente construir todo o iglu de uma vez, pois as crianças provavelmente ficarão entediadas.

Instruções

Nada é mais legal que construir um iglu dentro da sala de aula (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Ligue a pistola de cola e encha-a.

  2. Organize a camada da base das garrafas de plástico em uma forma circular deixando uma abertura de aproximadamente 90 cm para a porta. Instrua os alunos a colocarem a fita métrica na abertura para manter a porta marcada e para manter o círculo simétrico conforme colocarem as garrafas no chão, que devem ser posicionadas horizontalmente com a tampa virada para dentro.

  3. Faça a primeira camada colando os lados das garrafas que encostam com cola quente inserida livremente entre elas. Lembre-se que a cola quente seca muito rapidamente, por isso só aplique entre duas garrafas de cada vez, conforme cada aluno espera sua vez para colocar a garrafa sobre a cola fresca. Instrua os alunos a manterem suas mãos longe da cola quente, pressionando apenas as garrafas de cima.

  4. Cole uma segunda camada de garrafas à primeira, deixando uma abertura acima da fita métrica para a porta. Use uma garrafa a menos nessa camada e cole às bordas da primeira camada para formar uma estrutura escalonada mais resistente. Cole as garrafas à primeira camada e à garrafa do lado.

  5. Cole uma terceira e quarta camada para o iglu em uma forma similar, usando uma garrafa a menos do que a anterior e colando sobre as bordas na camada abaixo.

  6. Coloque a fita métrica no local da porta sobre a camada da quarta fileira para apoiar o telhado sobre a entrada.

  7. Cole uma quinta camada de garrafas ao iglu, novamente colando cada jarro a borda da camada abaixo, mas dessa vez, posicione as garrafas cerca de 2 a 5 cm na direção do centro do círculo para começar a criar a forma de cúpula. Coloque as garrafas sobre a fita métrica nesta quinta camada, colando apenas umas às outras, não à fita métrica.

  8. Cole uma sexta e sétima camada ao iglu, novamente movendo a camada em 2 a 5 cm para o centro do círculo e usando menos garrafas, conforme necessário para fechar completamente o círculo. Cole as garrafas à camada abaixo e às outras na mesma.

  9. Cole uma oitava, nona e talvez uma décima para completar a cúpula, continuando a mover as garrafas conforme a cúpula começar a curvar sobre o iglu. As garrafas ficarão posicionadas para baixo na parte final do iglu. Continue colando-as sobre a borda da camada abaixo e as da mesma camada para ter o máximo de estabilidade.

Dicas

  • Lave as garrafas cuidadosamente com sabão e água, pois se não forem, começarão a cheirar e rapidamente o projeto será arruinado. Lave e recoloque as tampas das garrafas quando estiverem completamente secas.
  • Será necessário muita cola para esse projeto, por isso escolha uma pistola de cola grande, muito quente, em vez de pequenas pistolas de cola de artesanato de uso diário.
  • Escolha um tamanho para o iglu, seja com base em quantas garrafas foram recolhidas ou defina uma meta para a coleta. Um iglu com 23 garrafas na camada de base e um total de 155 acomoda, aproximadamente, duas a três crianças. Para uma classe de 12 crianças, são necessárias cerca de 535 garrafas.
  • Colete as garrafas pet a partir do início do ano letivo.
  • Use o iglu como um lugar para os alunos engatinharem para dentro e lerem.

Aviso

  • As pistolas de cola são muito quentes, então mantenha-as longe das crianças.

O que você precisa

  • Garrafas pet de plástico
  • Pistola de cola quente e cola
  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article