Os impactos de meteoros causam intemperismo em montanhas?

Escrito por clifton watson | Traduzido por giovana moretti
Os impactos de meteoros causam intemperismo em montanhas?

O intemperismo modifica a superfície de montanhas

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Os meteoros são pedaços de rocha em chamas que entram na atmosfera do nosso planeta. Muitas pessoas os chamam de "estrelas cadentes". Se o meteoro for grande o suficiente para sobreviver à viagem para dentro da nossa atmosfera, o pedaço menor que restar pode cair na superfície do nosso planeta. Este pedaço é chamado de "meteorito". Se ele atingir uma montanha, pode afetá-la ao causar danos à sua superfície rochosa.

Outras pessoas estão lendo

Intemperismo

O intemperismo é o processo em que as rochas se alteram devido à exposição à natureza. Existem vários tipos de intemperismo. Esse fenômeno é semelhante à erosão, mas estes dois termos não são intercambiáveis. A erosão descreve o processo pelo qual as rochas e as paisagens são alteradas pelo movimento do ar ou da água. Rochas erodidas podem até se mover de seus locais de origem. Em contraste, quando uma rocha é intemperizada, ela não sai necessariamente do lugar; simplesmente sofre algumas mudanças e pode ser reduzida a uma rocha menor com o passar do tempo devido a várias forças da natureza.

Tipos de intemperismo

O intemperismo físico é quando as rochas são quebradas por golpes, arranhões, rachaduras ou outras forças físicas. A ação congelante ocorre quando a água congela em pequenas fendas nas pedras. Como a água se expande quando congela, isso acrescenta estresse e faz com que a rocha se rache e corroa. A ação das plantas ocorre quando as raízes delas crescem dentro das fendas em pedras e as dividem conforme se expandem durante o crescimento do vegetal. Outro tipo de intemperismo é a esfoliação. Isso ocorre quando a camada superior da rocha é descascada, e pode acontecer quando a pressão dentro dela é liberada ou ela se aquece e esfria conforme o clima muda. A abrasão ocorre quando as pedras se esfregam umas nas outras. O intemperismo químico é quando a rocha é dissolvida ao entrar em contato com várias substâncias químicas, que incluem oxigênio, água e ácidos formados por dióxido de carbono dissolvido na chuva.

Efeitos dos meteoritos nas montanhas

Quando um meteorito cai na terra, o dano pode ser grave ou mínimo. Impactos graves são muito raros. Um exemplo desse tipo de impacto é o "evento K-T", que provocou a extinção dos dinossauros. Se ocorrer novamente, o dano pode ser substancial e bem além do intemperismo normal que ocorre naturalmente na Terra. Meteoritos menores diminuem bastante sua velocidade por conta da atmosfera, e caem com uma força semelhante à de um objeto derrubado de um edifício alto. Isso pode causar danos bem menores, incluindo pequenas rachaduras ou despedaçamentos de rochas desalojadas.

Meteoritos e o intemperismo

Os meteoritos exercem força durante o impacto. Se atingir uma montanha, essa força pode mudar a superfície dela sem movê-la do lugar, implicando que um tipo de intemperismo aconteceu e que é distinto das mudanças que envolvem congelamento, ação de plantas, substâncias químicas ou pressão interna. A abrasão pode ser considerada uma categoria para este tipo de intemperismo, uma vez que o meteorito se esfrega contra a superfície da montanha depois do impacto.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media