×
Loading ...

Como impedir que um anel deixe seu dedo verde

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você tirou seu anel favorito e descobriu que ele deixou uma marca verde horrível na sua pele, você não está sozinha. Ainda que não seja comum, uma marca verde ou preta na pele é uma possível consequência de usar anéis de metal. Ainda que não seja atraente, a marca verde é inofensiva. Não é permanente, ainda que demore um pouco para sair — e, claro que se você continuar usando os anéis, a marca vai voltar a aparecer até você encontrar uma solução.

Tanto anéis de prata quanto de ouro podem deixar marcas na pele (rainmaker777/iStock/Getty Images)

Evite ligas metálicas

Metais preciosos como o ouro ou a prata são quase sempre ligados com outro metal para proporcionar maior resistência e durabilidade. Infelizmente, ligas com cobre e níquel podem causar a descoloração da pele. Muitas pessoas são alérgicas ao níquel, e uma reação alérgica pode fazer sua pele ficar verde ou preta. Se a sua pele for particularmente ácida, ela pode reagir com a liga e também fazer sua pele mudar de cor. Escolha uma liga isenta de níquel ou cobre, se possível. Você também pode tentar usar um anel com um quilate maior de ouro —18 quilates em vez de 14 — ou mudar para um anel de platina ou de aço inoxidável.

Loading...

Riscos da natação

Se você é uma nadadora ávida, remova seus anéis antes de mergulhar. O cloro da piscina pode reagir com o metal da sua joia e causar as marcas verdes na pele. Ou pior, o cloro pode corroer anéis tanto de ouro como de prata, deixando-os quebradiços. A água salgada também pode reagir com o ouro ou a prata e resultar em pele verde. É uma boa ideia tirar seus anéis e qualquer outra joia e guardar em um local seguro antes de entrar na água.

Limpadores químicos e cosméticos

Às vezes os componentes químicos de cosméticos como loções corporais podem reagir com os metais dos anéis e causar manchas verdes na pele. Outra possibilidade pode ser a composição química de certos produtos de limpeza — a água sanitária e seu alto teor de cloro são grandes suspeitos. Tire os anéis antes de realizar seus afazeres domésticos, e lave bem as mãos com sabão neutro e água antes de colocá-los de volta.

Um grama de prevenção

Além de retirar seus anéis quando encontrar possíveis perigos como piscinas tratadas com cloro, você pode tomar medidas preventivas contra a descoloração. Remova seus anéis quando estiver dormindo e limpe-os regularmente para deixá-los livres de sujeira e suor, que podem contribuir para a aparição do problema. Sabão neutro e um pano macio irão fazer o trabalho muito bem.

Revestimento de ródio

Se uma simples prevenção não funcionar, você pode passar uma camada protetora de ródio na parte interna. O ródio é um metal intimamente relacionado com a platina, ele forma uma barreira prateada brilhante que impede as reações químicas que deixam sua pele verde. Para uma solução rápida, passar uma fina camada de esmalte transparente pode ajudar, mas ela vai logo descamar e precisar ser reaplicada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...