Alergia a cogumelo shiitake

Escrito por rose erickson | Traduzido por danislene cuin
Alergia a cogumelo shiitake
O shiitake pode desencadear uma reação alérgica grave (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O cogumelo shiitake é um fungo rico em potássio, fósforo e vitamina B. O cogumelo é um ingrediente comum na culinária asiática, e seu extrato é geralmente usado para fazer medicamentos que tratam problemas como colesterol alto. Embora o shiitake seja benéfico, algumas pessoas podem ter reações alérgicas a ele. Uma alergia a shiitake, também chamada de dermatite shiitake, geralmente não apresenta risco à vida, mas seus sintomas podem ser desagradáveis e até mesmo debilitantes.

Culpados comuns

Uma reação tóxica, que não é uma reação alérgica real porque não envolve o sistema imunológico, geralmente ocorre quando o corpo reage mal a lentinano, um componente do shiitake semelhante ao amido. O lentinano pode fazer com que os vasos sanguíneos dilatem e liberem compostos inflamatórios abaixo da pele, o que desencadeia os sintomas de uma reação alérgica. Essa reação geralmente acontece quando os cogumelos não foram bem cozidos ou comidos cru. Sintomas de alergia também podem ser causados por sensibilidade a salicilatos, que são compostos químicos encontrados em todas as plantas. Além disso, você pode desenvolver uma reação alérgica a shiitake se tiver alergia a mofo ou fungos.

Verificação de sintomas

Uma reação tóxica ao shiitake, que pode imitar os sintomas de uma reação alérgica, pode incluir erupção cutânea vermelha sensível ao toque. Bolhas pequenas e doloridas podem se formar sobre a erupção. Além da erupção, você pode ter dor de cabeça, coceira na pele, náusea, inchaço na face, mãos e pés, congestão nasal, desconforto estomacal, queda de pressão arterial e sintomas parecidos com asma, como dificuldade para respirar e respiração ofegante.

Ajuda

Consulte um médico se suspeitar de que você possa ser alérgico a shiitake. Seu médico pode realizar um exame de alergia para ter certeza de que a causa de seus sintomas é de fato o shiitake. Com a aprovação dele, tome um anti-histamínico para amenizar os sintomas gerais e o desconforto. Seu médico também pode receitar um esteroide oral ou tópico para ajudar a aliviar os sintomas, como a coceira e a erupção. Para prevenir futuras reações alérgicas, não toque, coma ou inale shiitake ou qualquer produto que possa conter salicilatos ou lentinano.

Quando é sério

Em casos graves, uma alergia a shiitake pode causar anafilaxia, que é uma reação alérgica de risco. Sintomas de anafilaxia podem incluir queda de pressão grave, respiração ofegante, dificuldade extrema de respiração, perda de consciência e até mesmo falência de órgãos. Chame o serviço de emergência imediatamente se tiver anafilaxia depois de consumir shiitake. Se for diagnosticado com alergia alimentar grave, seu médico pode pedir que você tenha sempre epinefrina injetável em mãos.