Como impedir um cavalo de morder e empinar as orelhas para trás

Escrito por stephanie dube dwilson | Traduzido por victor dajas
Como impedir um cavalo de morder e empinar as orelhas para trás
Embora esse comportamento seja aceitável quando entre cavalos, não deve ser tolerado quando dirigido a seres humanos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Morder e empinar as orelhas para trás são métodos que os cavalos usam para se comunicar uns com os outros e que, normalmente, querem dizer algo como "se afaste". Embora esse comportamento seja aceitável quando o cavalo está no pasto, não deve ser tolerado quando ele é montado ou quando é dirigido a seres humanos. Paciência e firmeza são virtudes importantes para corrigir um animal que insiste em empinar suas orelhas ou morder enquanto está sendo trabalhado.

Instruções

  1. 1

    Antes de tudo, determine por que o seu cavalo está empinando as orelhas ou mordendo. Alguns animais agem como cães inseguros, empinando as orelhas e mostrando os dentes por se sentirem desconfortáveis ​​em torno de outros cavalos. Este tipo de comportamento é muito mais fácil de remediar do que o de um cavalo que é naturalmente agressivo. O cavalo naturalmente agressivo muitas vezes é o líder da manada no pasto e, consequentemente, pode estender a agressividade a você. Já o animal inseguro que reage por medo frequentemente é submisso na escala da manada e subjugado ao trabalhar com seres humanos.

  2. 2

    Jamais tolere este comportamento para com seres humanos, independentemente do motivo pelo qual o seu cavalo estiver agindo dessa maneira. Um cavalo que morde não deve ser alimentado com guloseimas, e ao presenciar qualquer comportamento agressivo, você deve reagir com um grunhido agudo. Se estiver guiando seu cavalo quando ele se tornar agressivo, prontamente force-o a recuar. Já no caso do animal estar amarrado quando ele demonstrar esse comportamento, dê o grunhido agudo e vá embora, deixando-o preso por vários minutos enquanto estiver fora de vista.

  3. 3

    Exponha o seu cavalo a experiências que instigam esse comportamento. Se o seu animal empina as orelhas para outros cavalos no picadeiro, faça a maioria das suas montarias com ele no picadeiro e na presença de outros animais. Por outro lado, se o seu cavalo morde outros animais durante cavalgadas em trilhas, tente montá-lo em trilhas com outros animais o mais frequentemente possível. Ainda, é importante que os outros saibam dos problemas do seu cavalo e só ande com aqueles que forem cavaleiros experientes.

  4. 4

    Dificulte o mau comportamento. Seu cavalo precisa aprender que é mais fácil agir da maneira que você deseja. Por exemplo, se ele empinar suas orelhas para trás no picadeiro, mande-o imediatamente para um série de trotes; se ele morde outro animal na trilha, faça-o ficar parado enquanto os outros cavalos passam a sua frente. A maioria dos animais vai rapidamente associar o mau comportamento com o trabalho desagradável, mas é extremamente importante manter a consistência. Se você não forçar o seu cavalo a trabalhar duro toda vez que ele se comportar mal, o treinamento não será tão eficiente.

  5. 5

    Recompense o bom comportamento. Conforme o comportamento do seu cavalo melhora, recompense sua atitude com carinhos, guloseimas e elogios. Atire guloseimas no chão na frente de seu nariz se ele tiver uma tendência a morder; caso contrário, você pode dar o alimento com a própria mão. Alguns cavalos serão mais agressivos do que outros, mas você sempre pode melhorar a atitude do seu animal com um pouco de tempo e atenção.

Dicas & Advertências

  • Se estiver intimidado pelo comportamento agressivo do seu cavalo, procure ajuda profissional.
  • Enquanto estiver trabalhando para melhorar o comportamento do seu cavalo, avise aos outros ao seu redor que esse animal pode morder ou agir de forma agressiva.
  • Se o mau comportamento aumentar em vez de diminuir, você deve procurar a ajuda de um instrutor profissional.
  • Conforme o comportamento do seu cavalo melhora, é comum pegarmos mais leve com o treinamento. Até que seu cavalo esteja totalmente reformado, são ainda esperados os comportamentos de empinar as orelhas e morder, portando mantenha-se alerta, especialmente em exibições e locais desconhecidos.

O que você precisa?

  • Recompensas
  • Cabresto
  • Corda

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível