Mais
×

Como impedir que seu filho cutuque as unhas dos pés

Cutucar as unhas não é apenas um hábito desagradável, mas também pode levar a doenças. Essa mania destrói o funcionamento dos dedos, abrindo as cutículas e, consequentemente, a pele. Isso então deixa o caminho aberto para os germes entrarem no corpo e, depois, causarem infecções. Os germes também entram no corpo quando a criança leva as mãos à boca após cutucar as unhas. Parar esse hábito agora irá poupar seu filho de grandes dores de cabeça quando adulto.

Instruções

  1. Identifique, se possível, as razões pelas quais seu filho cutuca as unhas. Esses hábitos relacionados ao estresse podem desaparecer se a fonte do estresse for encontrada e resolvida.

  2. Compre uma pulseira elástica e, quando seu filho apresentar esse comportamento destrutivo, ensine-o a brincar com a pulseira. Se você não quiser que seu filho use joias, use uma bolinha.

  3. Mostre à criança que ela pode conseguir o mesmo sentimento de alívio ao folhear um livro. Compre um caderno e peça que ela liste as vezes em que cutucar as unhas. Peça à criança para escrever o que ela sentia ou pensava naquele momento específico.

  4. Deixe as unhas do seu filho o mais curtas e limpas possíveis. Deixe-o sentir orgulho da aparência das mãos e dos pés. Se ele ficar por determinado tempo sem cutucar os dedos, recompense-o com algo especial, como ir nadar ou tênis novos.

  5. Tente não deixar seu filho entediado. Incentive um hábito nele que use as mãos. Se elas estiverem ocupadas, ele não poderá cutucar os pés. Tente de tudo: coleção de selos, algum esporte ou até mesmo jogo de paciência.

  6. Coloque pequenas bandagens em cada dedo. Se seu filho precisar remover a bandagem, ele se tornará consciente daquele ato e ficará mais motivado a tomar as providências listadas acima. Cubra as unhas com fortalecedor, também.

Dicas

  • Ensine os perigos desse hábito ao seu filho.

Aviso

  • Não use qualquer medicamento de farmácia para problemas de comportamento.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article