A importância da biblioteca na pré-escola

Escrito por carla snuggs | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância da biblioteca na pré-escola
O cantinho da biblioteca na pré-escola fornece um lugar para os alunos explorarem livros de figuras (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O bom hábito de leitura começa cedo. Apresentar as crianças à literatura na pré-escola as prepara para o jardim de infância, promove a alfabetização inicial e incentiva o amor à linguagem e à leitura. Uma pequena biblioteca na pré-escola é uma área distinta da sala de aula com uma variedade de livros de aprendizagem, de figuras, leitores precoces e lugares confortáveis para sentar. Crie um cantinho para promover as habilidades de pensamento crítico e aguçar o desenvolvimento criativo e social.

Outras pessoas estão lendo

Habilidades de alfabetização precoce

Forneça uma variedade de livros educacionais no canto da biblioteca para promover habilidades de alfabetização precoce. Livros com o alfabeto ajudam as crianças a aprender os nomes das letras e os sons que cada uma representa. Livros de contagem as ajudam a aprender como contar e a reconhecer os números. Forneça livros de poesia ou rima para ensinar aos pequenos a consciência fonológica. Abasteça a biblioteca com exemplares grandes para mostrá-los como lidar com livros e para apontar letras, palavras e outras características.

Habilidades de pensamento crítico e criativo

O canto da biblioteca ajuda o professor a alimentar habilidades de pensamento crítico e criativo. Leia histórias de ficção e não ficção para as crianças e, então, permita a discussão livre e orientada. Faça perguntas que as ajudem a relacionar a história com suas próprias vidas. Ajude-os a comparar o livro com outros familiares. Estimule-os a prever o que acontecerá a seguir. Essas atividades também ajudam as crianças a usarem as palavras para se expressarem e descobrirem suas preferências.

Desenvolvimento social

Um canto da biblioteca na pré-escola fornece um lugar para expor o grupo à atividades de leitura. Isso ajuda os alunos a adquirirem habilidades sociais. Leia livros para os grupos de crianças na pré-escola para ajudá-los a prestarem atenção quando estão em um grande grupo. As atividades de leitura em grupo também ajudam as crianças a aprenderem a compartilhar e revezar com os colegas. Estimule as crianças a compartilhar livros e revezar a leitura de histórias para eles mesmos.

Preparação para o jardim de infância

Um canto da biblioteca na pré-escola apoia a preparação para a escola ao melhorar suas habilidades de alfabetização e de ouvir. Quando as crianças entram no jardim de infância, eles devem saber os conceitos relacionados com livros, como, por exemplo, saber segurar e virar as páginas de um livro e que as figuras estão conectadas à história. Eles devem saber algumas rimas que são encontradas nos livros na pré-escola. Os alunos que entram no jardim de infância também devem ter a habilidade de identificar as letras visualmente. A exposição a livros na pré-escola realça essas habilidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível