Por que é tão importante manter uma dieta saudável?

Escrito por tomiko cary | Traduzido por ana simoes
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Por que é tão importante manter uma dieta saudável?
Manter uma dieta saudável proporciona melhor qualidade de vida (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Da mesma forma que possuir uma dieta saudável faz bem ao organismo, ter maus hábitos alimentares pode levar à obesidade, constipação, dor e doenças. A indústria de fast-food criou uma geração de pessoas que gosta de carnes e queijos processados, comidas fritas e calóricas e bebidas cheias de açúcar. Uma alimentação saudável inclui comidas frescas e integrais, como frutas, vegetais, grãos integrais, derivados do leite com baixa caloria e proteína magra.

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Controle do peso

Estar acima do peso pode ser uma experiência desagradável e constrangedora. A gordura indesejada se acumula nas coxas, na barriga e nas costas, e pode fazer com que você se sinta inseguro e deprimido. Quanto mais o ponteiro da balança sobe, mais você se sente para baixo. Ter uma alimentação saudável todos os dias ajuda a manter o peso. Na verdade, a troca de hábitos alimentares ruins por bons é a chave para perder os quilos a mais. Uma aparência mais magra não só é mais atraente na maioria das culturas, como também melhora a auto-estima.

Prevenção de doenças

Tenha uma alimentação saudável para combater doenças como a diabetes do tipo 2. A obesidade é o efeito de maior risco para essa doença. De acordo com o site da American Diabetes Association (Associação Americana de Diabetes), outras complicações associadas à diabetes do tipo 2 são doenças do coração, cegueira e falência dos rins.

Diminua o risco dessa diabetes consumindo comidas e bebidas com baixo teor de açúcar. Elimine os itens produzidos com xarope de milho com alto teor de frutose; substitua-os por chá de ervas e água. Essas alternativas saudáveis ajudam a baixar as calorias e são refrescantes. Consuma também saladas, vegetais crus ou cozidos no vapor e grãos integrais.

Auxílio na digestão

Um sistema digestivo ativo é outra razão para manter uma dieta saudável. Evite a constipação incluindo grãos integrais em forma de pão integral e mingau de aveia na dieta. Outras comidas ricas em fibras são frutas frescas e vegetais e os feijões carioquinha, preto e roxo.

Controle do colesterol saudável

A maioria das comidas saudáveis possui praticamente zero colesterol. Por exemplo, frutas frescas e vegetais não possuem nada de colesterol. De acordo com o site da American Heart Association (Associação Cardíaca Americana), o colesterol alto aumenta o risco de doenças do coração. A gordura vai se acumulando lentamente nas artérias e reduz seu diâmetro. Artérias estreitas podem levar a um ataque do coração ou derrame.

Mais disposição

Se alimentar de forma saudável evita o cansaço e o desconforto. Você provavelmente se sentirá mais ágil depois de comer uma salada de frango grelhado com um molho leve, que depois de um hambúrguer gorduroso com fritas.

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