Como importar do ZBrush para o Maya

Escrito por chuck robert | Traduzido por karina silva
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Como importar do ZBrush para o Maya
Trabalhar com vários programas de software pode ajudar modeladores a criar imagens impossíveis de outra forma (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O Maya é um programa de animação 3D de sucesso usado por estúdios de cinema e empresas de jogos de videogame para renderização 3D. Outro software -- o Zbrush -- é tanto um programa para pintura quanto para modelagem 3D, que permite aos usuários criar imagens 2D e usá-las para construir modelos em 3D. Com a forma que o ZBrush é projetado, imagens muito grandes e complexas podem ser construídas sem forçar muito o computador, uma vez que objetos desenhados são salvos como instâncias e essas instâncias são carregadas individualmente, em vez de serem carregados juntas. Você pode tirar vantagem das características únicas do ZBrush, como a capacidade de criar uma ferramenta de outra ferramenta, através da importação de um arquivo de OBJ para o Maya, depois de trabalhar com ela no ZBrush.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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Instruções

  1. 1

    Baixe o plug-in OBJ e extraia o arquivo zip. Coloque todos os arquivos .mll e .so em /Maya/bin/plug-ins. Coloque todos os arquivos .mel em /Maya/scripts/others. Antes de iniciar o projeto ZBrush, crie um mesh no Maya e exporte-o como um arquivo OBJ. Certifique-se que o modelo tenha apenas um conjunto UV e que os conjuntos UV não se sobreponham. O modelo deve ter apenas quads e tries.

  2. 2

    Carregue o renderizador Mental Ray no ZBrush. Ative objExport.mll e Mayatomr.mll encontrados dentro do gerenciador plug-ins, em "Preferences" (Preferências), que é encontrado em "Settings" (Configurações).

  3. 3

    Vá em "File" (Arquivo), selecione "Export" (Exportar) e escolha a opção OBJ, no Maya. Clique em "Export Selection" (Exportar seleção) e salve o modelo.

  4. 4

    Abra o ZBrush. Vá em "Tool" (Ferramentas) e clique em "Import" (Importar). Clique e arraste na tela para criar a ferramenta. Vá para o modo de edição e deixe a ferramenta ser editada como um objeto 3D.

  5. 5

    Configure Tool:Geometry:SDiv para 1 e exporte usando Tool:Export. Salve como um arquivo OBJ.

  6. 6

    Retorne ao Maya. Vá até "File" (Arquivo) e selecione "Import" (Importar). Selecione OBJ como tipo de arquivo. Configure “Create Multiple Objects” (Criar múltiplos objetos) como falso. De outra maneira, não será possível reimportar esse arquivo para o ZBrush.

Dicas & Advertências

  • Faça as alterações posicionais ou UV e exporte o OBJ novamente depois de importar o arquivo no Maya. No ZBrush, com a ferramenta que corresponde ao modelo selecionado, vá para Tool:Import e abra o arquivo OBJ recém-criado para atualizar as UVs no novo arquivo OBJ.
  • Mantenha a mesma ordem do vértice ao trabalhar com o arquivo OBJ. Enquanto você fizer isso, será possível mover continuamente o arquivo entre o ZBrush e o Maya. Altere a ordem do vértice apagando faces, reordenando na importação ou cortando novas faces.

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