×
Loading ...

Incentivos para o bom comportamento das crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora o elogio sincero seja a forma mais eficaz de reforço positivo para a produção de um bom comportamento nas crianças, combinar isso com algumas recompensas pode melhorar os resultados. Dependendo da idade da criança, ou se você estiver criando um sistema de recompensas em casa ou na escola, use uma mistura de recompensas imediatas, recompensas maiores e passeios divertidos.

Se as crianças se comportam, elas podem ganhar doces ou brinquedos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Recompensas imediatas

As famílias e os professores podem utilizar um sistema de pontos para as recompensas no qual as crianças ganham fichas de pôquer ou estrelas de ouro cada vez que completarem suas tarefas ou fizerem sua lição de casa sem interrupções. Depois de ganhar um determinado número de pontos, elas podem transformá-los em uma recompensa, como doces, lápis decorativos ou bolas de borracha; ou a recompensa poderia ser privilégios extras, como sentar com um amigo na escola, tempo extra no computador ou escolher a sobremesa da noite.

Loading...

Recompensas maiores

Ao tentar corrigir um comportamento problemático, como esquecer de fazer a lição de casa e não ter um bom rendimento escolar, os pais podem usar um sistema de recompensa e um plano de gestão de comportamento para motivar a criança a melhorar seus estudos. Pergunte à criança que recompensa ela quer, como um novo computador ou videogame. Se a criança escolher a recompensa, poderá ficar mais inspirada a lutar por ela.

Atividades

Em vez de oferecer recompensas materiais, alguns pais dão a seus filhos atividades em família, como ir a um parque aquático ou escolher o próximo filme para a noite de cinema da família. Os professores podem implementar um sistema semelhante, oferecendo recompensas em sala de aula. Por exemplo, quem se comportou durante toda a semana ganha uma atividade especial na sexta-feira, como brincar com jogos de tabuleiro por uma hora ou assistir a um filme com pipoca.

Elogios e interação

O elogio sincero combinado com afeto amoroso muitas vezes é o que mais funciona com as crianças, principalmente quando você é específico em seu elogio, como por exemplo: "Eu adoro quando você arruma a mesa para mim sem que eu peça". Às vezes, as crianças se sentem esquecidas na correria da vida familiar, então dê tempo para as pequenas coisas, como ficar aconchegado com a criança durante a leitura de um livro ou interagir durante um jogo favorito; muitas vezes, as crianças se comportam mal para chamar a atenção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...