Ingredientes em um limpador de fornos

Escrito por alecia stuchlik | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ingredientes em um limpador de fornos
Muitos produtos de limpeza doméstica contêm produtos químicos perigosos (glass cleaner image by Randy McKown from Fotolia.com)

Repleto de compostos orgânicos voláteis, latas de limpadores de forno de aparência inofensiva realmente contêm produtos químicos perigosos. Embora essas substâncias funcionem bem para limpar a gordura e sujeira de seu forno, elas podem tornar-se prejudiciais à sua saúde se não forem devidamente manuseadas. Conhecer os ingredientes nos limpadores de forno pode ajudá-lo a identificar a segurança do produto que você escolher.

Outras pessoas estão lendo

Butano

O trabalho desse ingrediente é atenuar as formações duras, incrustadas em seu forno. Um propulsor aerossol, o butano é um solvente orgânico que contém substâncias cancerígenas. O efeito de spray de aerosol faz com que as substâncias químicas liberadas desse modo sejam mais prejudiciais, porque o spray deixa as partículas ainda menores, o que torna os produtos químicos mais facilmente inaláveis. Alguns efeitos adversos à saúde de substâncias cancerígenas incluem toxicidade reprodutiva e neural. O óxido nítrico liberado com sprays de aerossol também ajuda a causar a poluição fotoquímica.

Monoetanolamina

A monoetanolamina (MEA) combina as propriedades do álcool e da amina, que permitem que ele se misture com a água e tenha um ponto de ebulição elevado, além de criar o aroma de amoníaco. Quando usada, a MEA reage de acordo com essas propriedades. A revista Wired Magazine escreveu: "Ela quebra o lamaçal em superfícies do forno, neutralizando alguns ácidos graxos e transformando outros em solventes de gordura". Altamente volátil, esse composto orgânico pode causar efeitos nocivos, como dores de cabeça, sangramento nasal e câncer.

Éter monobutílico de dietilenoglicol

Você pode encontrar o éter monobutílico de dietilenoglicol (DEGBE) em muitos outros produtos, incluindo fluido de freio e tintura para cabelo. Esse produto químico diminui a taxa de evaporação da MEA, permitindo que o limpador de forno continue a quebrar os ácidos graxos e o lamaçal na superfície do forno. Além disso, o DEGBE dissolve ainda mais as partículas amolecidas pela MEA.

Hidróxido de sódio

Também conhecido como soda cáustica, o hidróxido de sódio reage e se transforma em sabão, conforme o butano e a MEA começam a amolecer e quebrar a crosta de comida no fundo do forno. O resíduo de sabão, em seguida, permite que você limpe a gordura e sujeira presa no forno. Embora seja útil para limpar o forno, o hidróxido de sódio é um produto químico corrosivo e pode queimar a pele.

Dietanolamina

Com propósito muito semelhante ao da MEA, a dietanolamina (DEA) também retarda a evaporação dos outros produtos químicos, permitindo que o limpador de forno trabalhe mais na remoção da gordura e graxa. De acordo com a Associação de Saúde Ambiental da Nova Scotia, a DEA "é um tóxico cutâneo e respiratório e um irritante ocular grave". Você também pode encontrá-lo em uma variedade de outros produtos de limpeza doméstica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível