Ingredientes para o vinagre de malte

Escrito por laura crawley | Traduzido por maria luiza bertoldi bordignon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ingredientes para o vinagre de malte
O vinagre de malte é um acompanhamento popular para o famoso prato britânico de peixe com fritas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O vinagre de malte é feito a partir de grãos maltados, usualmente a cevada. Na Grã-Bretanha, esse é um item presente em vários restaurante e cozinhas, muito usado para dar mais sabor a peixes e batatas fritas. A palavra "vinagre" é derivada do francês "vinaigre", que significa vinho azedo. De fato, o vinagre é um líquido acético utilizado como um condimento para melhorar o sabor dos alimentos, ou até mesmo como um preservativo para comida em conserva.

O vinagre de malte possui alguns ingredientes chaves que são processados de forma similar à fabricação da cerveja. Existem três tipos principais de vinagre de malte: destilado (incolor e com sabor penetrante); claro (dourado e aveludado); e escuro (rico e terroso).

Outras pessoas estão lendo

Cevada maltada

O ingrediente mais importante deste vinagre é a cevada maltada. O grão é considerado maltado quando começou a germinar. A cevada é comumente usada para fazer cerveja, uísque e vinagre. Ela é esmagada e depois cozida em tanques para formar um purê, que é então aquecido com água. A mistura de purê e água fermenta-se em um tipo de cerveja chamada gyle. A gyle é filtrada através de aparas de madeira, que geralmente são feitas da árvore do tipo faia, em cubas em que, às vezes, é colocada a "matriz do vinagre".

Ingredientes para o vinagre de malte
A cevada é o grão mais comumente usado no malte (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Levedura

A levedura é um organismo unicelular que produz o fermento no pão, e faz a fermentação da cerveja e vinagre. Ela faz isso alterando lentamente o açúcar em dióxido de carbono. Além disso, ela dá ao alimento ou à bebida um sabor aromático. A levedura é adicionada à mistura de purê de cevada e água como parte do processo de fermentação.

Ingredientes para o vinagre de malte
A levedura transforma açúcar em dióxido de carbono (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Matriz do vinagre

Algumas vezes, microrganismos são adicionados ao vinagre sob a forma de uma "matriz de vinagre". Esta matriz é semelhante em função à mistura base de pães. Ela é uma massa de microrganismos que se forma no topo do recipiente onde está o vinagre e, em seguida, cai para o fundo do líquido tornando-se uma massa depurada. Esta massa é removida e guardada como uma "matriz de vinagre", que é adicionada a outros tanque de vinagre para auxiliar e acelerar a produção do novo lote.

Ingredientes para o vinagre de malte
O vinagre é comumente misturado a uma matriz (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Agentes de coloração

O caramelo é encontrado nas versões clara e escura do vinagre, dando uma cor dourada e marrom característica. Caramelos são feitos de um carboidrato, tal como a sacarose ou xarope de malte, que é cozido até que ele seja queimado para uma cor mais profunda. Ele é usado para aprofundar a cor de alimentos e bebidas, como molhos, bebidas de cola ou assados. O Extrato de cevada também é usado para colorir o vinagre de malte escuro.

Ingredientes para o vinagre de malte
O caramelo dá uma tonalidade marrom como a dos refrigerantes de coca (ITStock Free/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível