×
Loading ...

Como instalar um interruptor centro de cordão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Instalar um interruptor centro de cordão proporciona a conveniência de acender ou apagar a luz sem ter que alcançar o botão liga/desliga da luminária. Esse interruptor poderá ser instalado em qualquer fio de abajur e também em qualquer lugar ao longo do fio. Além disso, ele poderá ser uma forma de consertar uma luminária com um botão quebrado e que não tem reparo.

Instruções

Instale um interruptor centro de cordão quando o botão da luminária estiver quebrado (lamp image by Marek Kosmal from Fotolia.com)
  1. Separe a membrana localizada entre os lado liso e o estriado do fio, criando uma abertura de 3 cm. Segure o fio da luminária para determinar qual lado é o fase e qual o neutro -- este último será estriado em todo o comprimento. O lado liso será o energizado.

    Loading...
  2. Corte o fio liso (fase) ao meio, no centro da abertura criada. Use um alicate para corte ou desencapador de fio e remova 5 mm de fio de cada lado do corte feito. Desencape 5 mm a mais do isolamento em cada um dos lados.

  3. Remova os parafusos que unem o interruptor e retire a parte de cima do alternador de corrente, expondo os parafusos da fiação dentro dele. Passe o fio estriado (neutro) pelo interruptor e por baixo dos parafusos e do botão do alternador. Enrole os fios lisos ao redor dos parafusos esquerdo e direito, localizados em cada lado do botão e aperte-os.

  4. Feche o interruptor novamente e prenda-o ao fio da luminária colocando os parafusos no lugar.

Loading...

Dicas

  • Antes de cortar o fio, determine o local onde o interruptor será instalado.

O que você precisa

  • Estilete
  • Alicate para corte de fio/desencapador de fio
  • Chave Philips ou chave de fenda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...