Mais
×

Como instalar piso de vinil autoadesivo sobre contrapiso de concreto após a remoção de carpete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Remover carpete de concreto nem sempre deixa o contrapiso livre e limpo para a instalação do vinil. Para preparar totalmente o piso, é necessário primeiro remover a cola usada na instalação do carpete. Depois da remoção do adesivo, pode-se prosseguir com a instalação do vinil. Usar azulejos de vinil diminui a bagunça e a demora na instalação, provendo o visual novo que você quer para o cômodo em questão de horas.

Instruções

O vinil instalado sobre concreto confere calor e cor ao cômodo (tiles image by charles taylor from Fotolia.com)
  1. Raspe todo o adesivo de carpete restante no contrapiso de concreto após a remoção utilizando um rapador de chão manual. Coloque a borda laminada do raspador contra o concreto em ângulo de 45 graus sobre a camada de adesivo. Pressione a lâmina firmemente, empurrando através do adesivo em direção ao chão. Empurre a lâmina pela superfície, tomando cuidado para não talhar o concreto ao raspar o adesivo. Remova todo adesivo e coloque em um saco plástico para descartar.

  2. Remova qualquer adesivo remanescente com álcool. Mergulhe uma esponja no álcool e molhe a superfície do adesivo. Espere cinco minutos para que o álcool amoleça o adesivo. Raspe o adesivo agora solto com o raspador, então junte e coloque em um saco plástico para descartar.

  3. Limpe o concreto com um limpador de pH neutro. Passe um esfregão molhado com o limpador no chão. Use uma escolha para esfregar onde for necessário para limpar depósitos de sujeira. Enxágue a superfície com água e então deixe secar durante a noite antes de colocar o piso de vinil.

  4. Meça o comprimento e a largura do cômodo. Marque com um giz o ponto central de cada parede. Coloque a ponta de uma linha de giz nos pontos centrais de duas paredes opostas. Bata a linha cruzando o centro do cômodo. Repita o processo com as duas outras paredes, cruzando as duas linhas no centro do cômodo. Verifique o ponto central para ter certeza de que as linhas formaram ângulos de 90 graus, dividindo o cômodo em quatro; ajuste as linhas conforme necessário para que as linhas se cruzando no centro formem os ângulos retos.

  5. Coloque um azulejo de vinil no centro do cômodo, contornado por um dos ângulos de 90 graus. Remova a proteção do verso e use os ângulos como guia para assentar o azulejo em duas das linhas centrais.

  6. Continue assentando os azulejos, trabalhando do centro em direção às paredes. Disponha os azulejos bem rentes uns aos outros, certificando-se de que estejam alinhados para formar colunas e linhas retas. Coloque azulejos inteiros por todo o cômodo até chegar às bordas, onde serão necessários azulejos cortados. Corte o azulejo com um estilete, deixando um vão de 0,30 cm entre o piso e a parede para poder expandir com as mudanças do clima.

  7. Pressione os azulejos firmemente no concreto com um rolo depois de assentar todos. Passe o rolo em toda a superfície do chão, concentrando-se nas juntas para pressionar o máximo possível de adesivo contra o chão e remover o ar entre os azulejos e o concreto.

Dicas

  • Corte os azulejos pelo avesso, usando uma régua para fazer cortes limpos.

Aviso

  • Verifique as leis regionais para o descarte de cola de carpete.

O que você precisa

  • Raspador de chão
  • Vassoura
  • Saco plástico
  • Esponja
  • Álcool
  • Fita métrica
  • Giz
  • Linha de giz
  • Azulejos de vinil adesivos
  • Régua
  • Estilete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article