Mais
×

Instruções para construir uma maquete do Sistema Solar nas séries primárias

Construir uma maquete é um método útil para fazer uma criança entender os conceitos subjacentes ao que ela está estudando. Criar uma maquete do Sistema Solar, por exemplo, é uma ótima maneira de fazê-las visualizarem algo que pode ser difícil de explicar. Embora todos nós existamos no Sistema Solar, é uma ideia muito complexa para as crianças entenderem. Entretanto, ao criar um móbile dos planetas, a informação pode ser transmitida de uma maneira divertida e dinâmica.

Instruções

Construir uma maquete é uma boa maneira para uma criança entender o básico sobre o Sistema Solar (solar system image by Svetlana Gajic from Fotolia.com)
  1. Corte um círculo de papelão com aproximadamente 35,5 cm de diâmetro, ou limpe o papelão da embalagem de uma pizza congelada. Meça das bordas do círculo até o centro com uma régua para marcar o ponto central. Desenhe quatro círculos concêntricos com um pequeno espaço entre eles em volta do ponto central usando o compasso. Deixe um pequeno espaço e desenhe mais cinco círculos concêntricos.

  2. Supervisione a criança enquanto ela usa uma tachinha para fazer 10 furos no papelão. Um furo no centro irá segurar o círculo que representará o sol. Faça um furo em qualquer lugar de cada um dos outros nove círculos. Deixe os furos espaçados para que os planetas fiquem balanceados e equilibrados.

  3. Corte círculos de várias cores para representar os planetas. Varie os tamanhos deles. Os tamanhos reais dos planetas podem não ser representados em escala, então faça o Sol o maior e Júpiter, Saturno, Urano e Netuno levemente menores do que ele. Corte mais cinco planetas menores do que o grupo anterior. Coloque uma etiqueta com o nome de cada planeta atrás de cada um deles.

  4. Corte dez pedaços de barbante com 30 cm de comprimento. Prenda, com fita, um pedaço do barbante na parte de trás de cada planeta. Passe a outra ponta dele pelo buraco no círculo de papelão na órbita correspondente a ele. Coloque o Sol no meio e o resto dos planetas na seguinte ordem, começando pelo menor círculo: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

  5. Faça três pequenas fendas ao longo da borda do círculo de papelão, com a mesma distância entre cada uma delas. Corte três pedaços de barbante e faça um nó na ponta de cada um. Passe a outra ponta dele pelas fendas e amarre as pontas dos três pedaços de barbante juntas. Pendure o móbile do Sistema Solar no teto.

O que você precisa

  • Círculo de papelão
  • Papelão
  • Compasso
  • Lápis
  • Barbante
  • Régua
  • Tachinhas
  • Fita
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article