Mais
×

Instruções para fazer um poncho de lã

A lã é um material ideal para se fazer ponchos, pois é macia e quente. Ela também não esfiapa na borda quando cortada, o que significa que você pode fazer um poncho de lã sem ter que dar um ponto de costura. Esse método, na verdade, envolve somente algumas medições, marcações e cortes precisos, portanto é simples o suficiente para que crianças o façam com apenas um pouco de ajuda. A franja ao redor das bordas inferiores do poncho é opcional, mas dá um toque decorativo simpático.

Instruções

Tudo o que você precisa para fazer um poncho de lã é de tecido, tesouras, fita métrica e uma caneta marcadora (scissors image by Pefkos from Fotolia.com)
  1. Meça a extensão dos braços da pessoa que irá usar o poncho de pulso a pulso.

  2. Desenhe um quadrado no tecido com os lados com o mesmo comprimento da extensão dos braços da pessoa. Desenhe um segundo quadrado dentro do primeiro, com cada lado a 12 cm de distância do quadrado exterior. Desenhe linhas perpendiculares às bordas dentro dessa margem de 12 centímetros; deixe um espaço de cerca de três centímetros entre elas (essas serão as linhas de corte para a franja). Quando todas as linhas estiverem traçadas, haverá um quadrado de 12 centímetros em cada ponta do quadrado maior.

  3. Corte o quadrado de lã ao longo do conjunto exterior de linhas. Corte os quatro quadrados de 12 centímetros traçados em cada canto. Dobre a peça ao meio na diagonal, pressione a dobra no tecido com os dedos para deixar uma linha esmaecida e, então, desdobre o quadrado.

  4. Meça a circunferência da cabeça da pessoa que vai usar o poncho, divida a medida por dois e depois adicione 12 centímetros. Esse é o tamanho da abertura para a cabeça no poncho. Marque essa medida no centro do vinco no tecido. Corte ao longo da linha marcada.

  5. Corte ao longo de cada linha perpendicular que você desenhou ao redor da borda do quadrado para criar a franja.

  6. Experimente o poncho. Se o pescoço estiver muito apertado, corte um pouco do tecido ao redor da abertura.

Dicas

  • Ao invés de fazer uma franja, você pode usar uma tesoura zigue-zague para cortar o tecido.
  • Para um estilo diferente, em vez de cortar um quadrado de lã, corte um círculo com a medida da extensão dos braços da pessoa que irá usar o poncho como diâmetro.

O que você precisa

  • Tecido de lã
  • Fita métrica
  • Giz de alfaiataria ou caneta para tecido
  • Tesouras
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article