Mais
×

Como interpretar os resultados do exame de colesterol

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O exame de sangue é uma ferramente utilizada por médicos para verificar como o seu corpo está funcionando. Se seu médico suspeita que seu colesterol está elevado, um exame de "perfil lipídico" em jejum será pedido. Uma amostra de sangue será retirada e analisada em um laboratório, sob condições de controle, e os resultados serão enviados de volta ao seu médico. Ele irá interpretar os resultados e determinar um tratamento específico ou acompanhamento. É importante que você discuta o resultado dos seus exames com o seu médico, para que possa ajudá-lo a decidir qual o melhor tratamento para você de acordo com seus fatores de risco e estilo de vida.

Instruções

Aprenda a interpretar os resultados do exame de sangue

    Interprete o seu exame de sangue

  1. Marque uma consulta com o seu médico. Ele será responsável por pedir exames para verificar os níveis sanguíneos de colesterol e revisar os resultados com você.

  2. Verifique o valor do seu colesterol total. Essa medida -- em miligramas por decilitro (mg/dl) -- dirá o valor total de colesterol no seu sangue. Na maioria dos casos, quanto mais alto o colesterol, maior o risco para doença cardíaca. Geralmente, valores acima de 200 mg/dl são desejáveis, colocando-o num grupo de menor risco para doenças cardiovasculares. Existem, entretanto, outros fatores que devem ser levados em consideração.

  3. Analise cuidadosamente o valor do HDL (lipoproteína de alta densidade). Esse é o seu "bom colesterol", porque carrega o colesterol das artérias para o fígado, onde ele é metabolizado para ser eliminado do corpo. Os níveis de HDL abaixo de 40 mg/dl são fator de risco para doença cardíaca. Níveis acima de 50 são bons, mas você deve querer atingir níveis acima de 60.

  4. Preste atenção ao LDL (proteína de baixa densidade). Esse valor é o melhor preditor para o risco de doença cardiovascular. Na maioria das pessoas, os níveis de LDL não podem ser maiores que 130 mg/dl. Se você possui outros fatores de risco para doença cardíaca, esses níveis deverão ser ainda menores.

  5. Não ignore os triglicerídeos (um tipo de gordura utilizada pelo corpo para guardar energia). Eles estão se tornando importantes preditores de doença cardíaca. Os níveis abaixo de 150 mg/dl são normais. Seus níveis serão testados e revisados como parte do "perfil lipídico".

Dicas

  • Converse com o seu médico sobre a frequência que seu colesterol deve ser testado. Se seus níveis são baixos, provavelmente não precisará de exames por cerca de 5 anos. Pessoas com colesterol mais alto ou outros fatores de risco devem ser testadas frequentemente.

Aviso

  • Caso tenha marcado um exame de sangue com perfil lipídico, você deverá fazer jejum (exceto de água) por pelo menos 12 a 14 horas antes da amostra de sangue ser retirada. Senão você não terá uma medição adequada de LDL ou triglicerídeos.

O que você precisa

  • Consulta médica
  • Exame de sangue
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article