Intervalo de frequências recomendadas para um subwoofer

Escrito por john smith | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Intervalo de frequências recomendadas para um subwoofer
Subwoofers produzem as frequências mais baixas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A frequência de áudio é uma vibração periódica audível medida em hertz. Quanto maior a frequência, mais agudo é o som. Os humanos têm em média a capacidade de ouvir sons no intervalo de 20 a 20.000 Hz. Subwoofers são alto-falantes construídos para reproduzir as menores frequências audíveis. A capacidade varia a cada aparelho, mas em geral eles são capazes de produzir frequências de 20 a 200 Hz. Como recomendação geral, é bom limitar o intervalo do subwoofer a frequências de 100 Hz e menores usando um crossover.

Outras pessoas estão lendo

Limites da audição humana

Alguns subwoofers podem produzir frequências abaixo de 20 Hz. Mas quando elas ficam abaixo de 20 Hz, poucas pessoas são capazes de perceber o som. Em condições ideais, nas quais o ouvinte tem uma audição excepcional e o ambiente é livre de ruídos, o ouvido humano pode captar frequências de até 12 Hz, apesar de tipicamente frequências entre 4 e 16 Hz poderem ser percebidas, mas não ouvidas. Um subwoofer capaz de produzir essas frequências transmite a experiência de vibrações físicas em vez de um som audível.

Limites inferiores de subwoofers

A eficiência de um subwoofer diminui conforme as frequências se aproximam do zero. Subwoofers de diâmetro maior são melhores para produzir tons menores. Alta excursão e ampla potência também contribuem para a produção de baixas frequências, assim como a qualidade dos materiais e o desenho da caixa. Alguns desses aparelhos são capazes de atingir 1 Hz, apesar de isso só poder ser verificado com equipamento científico. 1 Hz também está fora do nível de sensibilidade humana.

Limites superiores de subwoofers

Subwoofers têm limites superiores próximos a 200 Hz. Os alto-falantes são capazes de produzir frequências acima dos limites da audição humana, mas subwoofers são, por definição, construídos para gerar apenas as frequências mais baixas. Expandir a sua frequência máxima é possível, mas as modificações necessárias a esse fim iriam invariavelmente prejudicar seu limite inferior. É melhor deixar o trabalho de produzir frequências de 200 Hz e superiores para outros alto-falantes no sistema de áudio.

Crossovers

Crossovers limitam a resposta do alto-falante. Com os subwoofers normalmente se emprega um crossover chamado "filtro passa-baixo". Um filtro passa-baixo permite apenas que frequências de um certo valor e inferiores cheguem ao subwoofer. Por exemplo, um subwoofer pode ser capaz de produzir frequências de 20 a 200 Hz, mas um crossover pode limitá-lo a produzir apenas frequências de 100 Hz para baixo. Isso pode ser desejável se o resto dos aparelhos do sistema forem capazes de produzir as frequências acima desse tom e se a pessoa que montou o sistema desejar que o subwoofer contribua apenas com as frequências mais baixas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível