Mais
×

Como fazer um isolamento acústico com materiais reciclados em um estúdio caseiro

Atualizado em 17 abril, 2017

O isolamento acústico é uma técnica usada para melhorar a qualidade do som em um cômodo. Ao melhorar a qualidade, o som produzido pode ser ouvido com mais precisão, o que intensifica a experiência do ouvinte - independente de o som produzido vir de alto-falantes, um instrumento ao vivo ou a voz de uma pessoa. Usar materiais reciclados é uma boa maneira de ajudar o meio ambiente e diminuir muito o custo de isolar acusticamente seu estúdio caseiro.

Instruções

Papelão usado proporcionar um excelente isolamento acústico (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
  1. Junte materiais reciclados para isolamento acústico. Os melhores materiais geralmente são macios e absorvem bem impactos físicos. Material usado em transporte, caixas de papelão e espumas de embalagem são ótimos para absorver o som. Esses tipos de materiais são facilmente encontrados de graça em mercearias e redes de varejo. Travesseiros velhos, cobertores e tapetes também são ótimos para a absorção do som.

  2. Coloque o material recolhido ao redor do estúdio para remover ondas estacionárias. As ondas estacionárias, um dos maiores problemas em estúdios caseiros, ocorrem quando duas superfícies reflexivas em um cômodo, como duas paredes ou o chão e o teto, são paralelas uma a outra com uma fonte de som entre elas. Para combater as ondas estacionárias, prenda papelões achatados, cobertores, espumas ou outros materiais reciclados nas paredes do estúdio com pregos ou cola. Cubra o máximo de superfície das paredes que puder.

  3. Coloque travesseiros velhos e cobertores enrolados em todos os cantos do estúdio para remover os ecos. Os cantos ampliam o volume de um eco assim como nossa voz é amplificada quando colocamos as mãos, em formato de xícara, na frente da boca.

Dicas

  • Uma forma de melhorar a qualidade do som após o isolamento acústico é ajustar a localização das fontes de som em relação às paredes, janelas e portas. Afastar as fontes de som dessas superfícies melhorará instantaneamente o som de seu estúdio caseiro.

O que você precisa

  • Papelão
  • Toalhas
  • Cobertores
  • Espuma
  • Cola ou martelo e pregos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article