Mais
×

Como isolar um quarto para não passar som

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você mora em um condomínio, apartamento ou uma casa, qualquer som vindo do chão pode ser irritante ou perturbador. Existem formas de isolar acusticamente o chão para que não ouça som algum através dele — e aqueles abaixo de você também não precisam ouvir você andando pela cozinha toda vez. O carpete para isolamento forma um calço que reduz o barulho, tanto de quem pisa no chão quanto outros tipos de sons. Você e seus vizinhos logo desfrutarão de silêncio.

Instruções

Existem formas de isolar acusticamente o chão para que não ouça som algum através dele (Gary Houlder/Photodisc/Getty Images)
  1. Compre o material isolante acústico. Geralmente, o tamanho do carpete é de 1,20 x 2,40 m. Multiplique o comprimento pela largura da sala para determinar o metro quadrado necessário. Você provavelmente deverá cortar pelo menos um pedaço do carpete para encaixá-lo. Diversos revendedores online possuem o produto para compra. Você gastará em torno de R$ 230,00 para cada peça que comprar.

  2. Retire seu carpete. Você o colocará mais tarde, mas antes você deve isolar acusticamente o piso. Certifique-se que o chão esteja limpo, seco e que não contenha pregos ou parafusos.

  3. Deixe o carpete de isolamento acústico na sala por 24 horas para que ele se habitue com a temperatura ambiente. Aplicar o carpete de isolamento quando está muito frio irá afetar negativamente a qualidade do isolamento.

  4. Planeje o posicionamento do carpete de isolamento. Certifique-se de que as áreas que possuem costuras não ficarão onde as pessoas mais se movimentam ou em portas.

  5. Aplique a primeira fileira do carpete. Comece em um canto e faça a primeira fileira com o lado de fibra para baixo e, se necessário, corte um pedaço para que haja um encaixe perfeito. Certifique-se de que cada carpete esteja no mesmo nível do outro. Passe fita adesiva para uni-los.

  6. Coloque a segunda fileira do carpete. Escalone a primeira fileira com a segunda para que forme um padrão como o de uma parede de tijolos. Certifique-se que todos os carpetes estejam nivelados entre si e una-os com a fita adesiva. Confira se não existe nenhuma abertura entre eles, pois qualquer lacuna deixada pode ser o suficiente para criar bolhas e deixar o som passar.

  7. Continue a colocar os carpetes mantendo o padrão até que todo o chão esteja coberto. Assim que o trabalho estiver concluído, faça uma inspeção final procurando por aberturas entre os carpetes de isolamento.

  8. Coloque seu tapete novamente e aproveite seu novo piso isolado acusticamente.

Dicas

  • Leve o tempo necessário para medir a sala.
  • Deixe seis milímetros entre o carpete e a faixa de aderência para permitir que a barreira para se expanda.

O que você precisa

  • Carpete para isolamento acústico
  • Fita adesiva
  • Faca
  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article