O jeito mais barato de aquecer uma casa com lareira

Escrito por chyrene pendleton | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O jeito mais barato de aquecer uma casa com lareira
Apesar de aconchegantes e decorativas, lareiras podem aumentar sua conta de aquecimento (Image by Flickr.com, courtesy of Patrick Fitzgerald)

Lareiras são muito bonitas de se olhar, mas, geralmente, não são uma boa fonte de calor para casas. Uma das formas de manter o calor na casa é manter o controlador fechado quando a lareira não está em uso – a chaminé será o primeiro lugar pelo qual o calor irá escapar. Além disso, para um aquecimento eficiente, a Consumer Energy Comission (Comissão de Energia do Consumidor) sugere você inspecione a lareira e chaminé e limpe-as todo ano, por segurança.

Outras pessoas estão lendo

Ideias dos especialistas

De acordo com um artigo do Departamento de Energia dos E.U.A, no "USA Today", as lareiras podem aumentar sua conta de aquecimento, já que o ar aquecido sai pela chaminé. Acenda a lareira quando não está tão frio do lado de fora, com temperaturas de 5°C, por exemplo.

A rede de televisão ambientalista da Discovery Channel, a Planet Green, reporta que a eficiência das lareiras é de apenas 10%. Ao usá-la, eles avisam, você deve "diminuir seu termostato para de 10 ou 12°C, para que seu sistema não tente substituir o ar quente que está saindo pela chaminé... abra um pouco a janela mais próxima da lareira e feche as portas, para que a lareira não leve o ar aquecido para fora da casa."

Efeitos

Um jeito sem gastos para manter o calor dentro de casa é colocar portas de vidro ou metal na frente da abertura. Deixe-as abertas ao usar a lareira e, então, feche-as quando deixar de usá-la. Elas também irão prevenir que fagulhas atinjam seu tapete e decoração. Não compre telas finas de metal, elas trazem riscos de incêndio. Encontre telas baratas, mas de qualidade, feitas de vidro ou até portas sólidas.

Prevenção/solução

Quando você aquece sua casa, o ar quente sobe e é perdido através de qualquer abertura disponível, incluindo a chaminé. O resultado é uma conta alta de aquecimento. Uma solução é bloquear a abertura da chaminé com um travesseiro inflado que sela o controlador, prevenindo a perda de calor. Remova-o quando estiver usando a lareira. Além disso, você pode instalar um tipo de fornalha para lareiras. Elas ajudarão a economizar muito dinheiro com o aquecimento.

Alternativa

Economize dinheiro instalando lareiras elétricas baratas em sua casa – tudo o que você precisa fazer é virar um botão e você terá calor rapidamente. Há lareiras de todos os tamanhos e formas para escolher e algumas são idênticos às lareiras comuns, inclusive com chamas realistas. O principal ponto contra é que, por serem aquecedores elétricos, eles não são eficientes no consumo de energia. Em 2009, o preço das lareiras elétricas era de cerca de R$ 400,00.

Dicas e Avisos

Não faça um fogo muito grande para sua lareira.

Lembre-se de abrir o controlador antes de fazer fogo na lareira.

Não saia de casa ou vá dormir enquanto o fogo ainda está queimando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível