Jogos para creches infantis

Escrito por laurie carpenter | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para creches infantis
A creche oferece uma variedade de jogos e atividades para o desenvolvimento de uma criança (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

As creches oferecem um lugar não somente para o cuidado, mas para o aprendizado e desenvolvimento das crianças. Jogar e praticar atividades oferece mais do que apenas diversão para aqueles em idade pré-escolar. Enquanto se divertem, eles aprendem habilidades sociais importantes, como esperar sua vez, compartilhar, perder e jogar limpo. Além de habilidades sociais, os jogos providenciam oportunidades para o desenvolvimento de muitas habilidades cognitivas. Elas podem incluir contar, combinar, comparar, prever, identificar números e letras e vocabulário.

Outras pessoas estão lendo

Jogos envolvendo números

Jogos de cartas oferecem muita diversão, assim como uma chance para as crianças aprenderem seus números. O jogo da Batalha pode ser jogado a dois ou em um grupo de crianças de idade pré-escolar. Comece somente com as cartas de valor até cinco e faça as crianças virarem a carta, identificarem os números e adivinhar quem tem o valor mais alto. A criança que tiver fica com o par de cartas. Se as cartas forem idênticas, as crianças colocam três delas de cabeça para baixo e viram a última. Quem tirar o número mais alto ganha a mão.

O Bingo é um jogo de infinitas possibilidades. As crianças podem utilizar cartelas numeradas para aprender a identificar os números ou você pode substituí-las por objetos para elas contarem. Jogue bingo conforme faria com qualquer faixa etária. As crianças recebem uma cartela com vários números -- ou, no caso de crianças menores, quadrados com imagens, como uma bola, uma boneca ou um bloco. A professora da creche chama um número ou objeto e as crianças devem colocar uma ficha de bingo sobre o quadrado correspondente. A primeira a conseguir todos os números ou imagens vertical, diagonal ou horizontalmente ganha.

Jogos para creches infantis
As crianças reforçam suas habilidades numéricas brincando com cartas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Jogos para identificação de cores

Candy Land é um dos jogos favoritos de todos os tempos das crianças. Elas se revezam e se movem pelo tabuleiro identificando as cores das cartas. Para idades mais avançadas, o número nos quadrados coloridos da carta podem ser contados para corresponder ao número de cores à frente que eles podem avançar.

O Twister com almofadas é uma adaptação utilizando o tapete do Twister. Dê às crianças pequenas almofadas; ao girar a roleta de cores, elas precisam jogar suas almofadas no círculo colorido correspondente.

Jogos para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas

Para aumentar as habilidades motoras finas das crianças, além de aprender o básico de aplicações informáticas e desenvolvimento cognitivo, existe uma variedade de sites infantis de qualidade com jogos e atividades educacionais utilizados em creches infantis e pré-escolas todos os dias. As crianças podem se dividir em duplas para jogarem umas contra as outras ou formar parcerias. O site mundonick.uol.com.br/nickjr/juegos/ oferece vários jogos que incluem combinações, cores e números com alguns dos personagens favoritos do canal Nick Jr. Por exemplo, Dora, a aventureira, oferece às crianças pré-escolares um jogo chamado "Dora, a caçadora de estrelas", no qual as crianças precisam juntar as estrelas do céu e guardá-las nas bolsinhas da mesma cor. Outro jogo é "Aventura na selva", no qual as crianças precisam fotografar os animais selvagens indicados na coluna à esquerda.

Jogos para creches infantis
Jogos de computador reforçam tanto as habilidades motoras finas quanto as cognitivas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Jogos em grupos

Eu Espio é um jogo que crianças de todas as idades podem usufruir. Com as crianças sentadas em uma roda, o primeiro "espião" diz "Eu espio com os meus olhinhos..." e dá uma dica sobre o que ele vê no cômodo para as crianças adivinharem. Pode ser algo azul, algo pequeno ou algo debaixo de outra coisa. A criança que conseguir adivinhar se torna o próximo espião.

O Celeiro ensina habilidades de cooperação e comunicação. As crianças são informadas sobre qual animal cada uma deve representar, como cachorro, gato, pássaro, leão ou macaco. Três crianças recebem o mesmo animal, mas ninguém pode contar qual animal representa. Utilizando somente gestos e sons, as crianças devem andar pelo grupo e encontrar os dois animais iguais ao seu. As três primeiras crianças a encontrarem vencem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível