Mais
×

Como brincar de homem rico, homem pobre

Atualizado em 17 abril, 2017

Um jogo de cartas com muitos nomes, Homem Rico, Homem Pobre é normalmente conhecido nos Estados Unidos como "President". Australianos referem-se ao jogo como "Warlords and Scumbags". É bem provável que seja descendente direto do jogo japonês "Da Hin Min", e sua raiz deve ser chinesa. O objetivo do jogo é ser a primeira pessoa a se livrar de todas as cartas. Os naipes são irrelevante e um Ás vale mais que um Rei, que são as duas cartas mais valiosas na mesa.

Instruções

Rico e Pobre atribui status social aos jogadores (a hand holding playing cards image by Ariil Davidov from Fotolia.com)
  1. Distribua todas as cartas no sentido horário. Não é necessário que todos os participantes terminem com o mesmo número de cartas.

  2. Comece o jogo com o jogador da esquerda mostrando uma única carta ou um conjunto de cartas com o mesmo valor, como um par de 4. Essa é a"jogada". Continuando à esquerda, cada jogador pode passar ou vencer a jogada que o jogador anterior jogou. Cartas individuais maiores vencem individuais, mas conjuntos iguais de cartas de maior valor são necessários para vencer a outro conjunto.

  3. Quando ninguém mais puder vencer uma jogada, vire as cartas e deixe-as de lado. O jogador que terminou a jogada anterior (que venceu com as maiores cartas) começa uma nova rodada com uma carta ou um conjunto delas. O jogo continua até que todas as pessoas, menos uma, tenha usado todas as suas cartas.

  4. Chame a primeira pessoa que usar todas as cartas de "Rico". O ranking continua a partir daí, com a próxima pessoa sendo chamada de "Chefe" ou algo parecido, e os próximos jogadores receberão também nomes apropriados. A última pessoa será chamada de "Pobre".

  5. Classifique os jogadores com o "Rico" continuando onde está ou se movendo para onde quiser. O "Pobre" deve ir sentar-se à esquerda do "Rico".

  6. Distribua as cartas de novo, começando pela esquerda do "Rico". Isso garante que que os jogadores com menor ranking recebam mais cartas, se houver mais de quatro jogadores. O "Pobre" entrega a melhor carta ao "Rico", e o "Rico", por sua vez, entrega sua pior carta ao "Pobre". A partir daí o jogo continua como no início.

  7. Reorganize a ordem dos jogadores baseado em quem é o "Rico" e o "Pobre". O "Rico" sempre negocia para a esquerda e troca cartas com o "Pobre".

  8. Diversifique o jogo mantendo uma contagem de pontos. O "Rico" recebe dois pontos, o "Chefe" recebe 1 e o resto não recebe pontos. O ganhador será o que primeiro chegar aos 11 pontos.

Dicas

  • Use baralhos adicionais quando houverem mais de 7 jogadores. Passar a vez é permitido mesmo que o jogador tenha uma carta que vença a jogada, a menos que os participantes decidam que você é obrigado a jogar a carta melhor, se ele a possuir.

O que você precisa

  • Um baralho de 52 cartas
  • De 4 a 7 jogadores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article