Mais
×

Jogos para crianças de cinco anos

Atualizada July 22, 2017

Jogar é uma memória de infância maravilhosa para muitas pessoas. Os jogos promovem a socialização, trabalho em equipe e habilidades de pensamento cognitivo. Além disso, eles também são divertidos. Ao escolher os tipos de jogos para brincar com seu filho, leve em conta a idade dele. Crianças de cinco anos de idade precisam de jogos básicos que incentivem a aprendizagem e o revezamento. Sejam jogos de tabuleiro, encenação, cartas ou quebra-cabeças, as crianças se divertirão com todos eles.

As crianças adoram aprender novos jogos (enfants jouant image by Zeno from Fotolia.com)

Jogos de tabuleiro

As crianças de cinco anos precisam de jogos de tabuleiro simples. As regras devem ser fáceis para que eles compreendam. Experimente um clássico como o "Viagem à terra dos doces". Nesse jogo, as crianças aprendem a reconhecer as cores, enquanto os jogadores competem para chegar ao castelo do Rei Doce comprando cartas coloridas de um baralho.

As crianças de cinco anos podem ficar confusas se o jogo tiver muitas regras (chess boy 9 image by Paul Moore from Fotolia.com)

Jogos de encenação

As crianças de cinco anos de idade adoram usar a imaginação. Experimente um jogo de encenação, como o de mímica. Nessa brincadeira, os jogadores se revezam para adivinhar o que a equipe adversária está imitando.

Jogos de cartas

Os jogos de cartas ajudam as crianças de cinco anos a usar as habilidades do pensamento cognitivo. Eles podem ser jogados em dois ou em grupos. Experimente um jogo como o "À pesca". Os jogadores se revezam escolhendo cartas das mãos uns dos outros para tentar encontrar um par. Se não encontrarem um par na mão do seu oponente, eles devem "ir pescar", comprando as cartas de um baralho.

Quebra-cabeças

As crianças de cinco anos amam quebra-cabeças. Eles as ajudam no reconhecimento de cores e formas, além de estimular as habilidades de resolução de problemas. Elas gostam de descobrir como as peças se encaixam e sentem-se realizadas quando as completam. Os quebra-cabeças com 50 peças ou menos são apropriados para crianças de cinco anos de idade.

Desafie seu filho de cinco anos com um quebra-cabeça tridimensional (puzzle image by cico from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article