Jogos matemáticos chineses para crianças na pré-escola

Escrito por rachel terry | Traduzido por vanessa santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos matemáticos chineses para crianças na pré-escola
Incorporar atividades matemáticas chinesas à sua sala de aula pode ajudar os alunos com a matemática (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Os jogos matemáticos ajudam pré escolares a ver como as habilidades matemáticas podem ser aplicadas no cotidiano. Os jogos também ajudam as crianças a interagirem com outros e aprenderem as regras do jogo. Esses jogos chineses dão às crianças uma ampla base das habilidades matemáticas, da geometria aos números negativos e positivos, que as ajudarão na hora de aprender conceitos mais avançados.

Outras pessoas estão lendo

Tangram chinês

O tangram chinês é um quebra cabeça antigo feito de um quadrado de papel cortado em sete pedaços. Esses pedaços são usados para fazer todos os tipos de formas, pinturas e enigmas. Você pode comprar modelos para serem criados com o tangram. Trabalhar com esse instrumento ajuda as crianças a aprenderem sobre formas geométricas e ajuda a desenvolver a visão espacial.

Ábaco chinês

O ábaco foi usado na China por volta de 500 a.C. Fazer um ábaco chinês é um ótimo projeto para as crianças da pré-escola, porque é uma maneira de aprender a contar e calcular nas mãos. Com um ábaco, elas poderão aprender a somar e subtrair, e ainda podem ser introduzidas ao conceito de números positivos e negativos. Assim que cada criança tiver feito um, elas podem disputar quem responde corretamente primeiro. A professora cita o problema e as crianças levantam o ábaco com a resposta correta.

Dominó chinês

O dominó chinês é um jogo para dois jogadores, então você terá que dividir a classe em duplas e dar a cada grupo um conjunto de dominós. Você pode fazer os dominós com palitos de picolé. Será necessário 64 palitos para um conjunto e canetas preta e vermelha para colocar os pontos nas extremidades dos palitos. Veja a seção de recursos para um link de um set para impressão para ser usado como guia. Mostre às crianças como embaralhar os dominós e coloque-os em 16 pilhas de quatro peças. Eles deverão ser colocados virados para cima na mesa. Cada jogador pega três dessas pilhas e observa. Se conseguirem combinar entre suas próprias peças ou com as peças na mesa, eles juntam os pares e fazem uma nova pilha com esses pares na frente. O jogador com mais pontos no final vence. Esse jogo ajuda as crianças a aprender a contar rápido e reconhecer pares.

Elaborando problemas

Divida a sala em duplas e dê a cada grupo duas folhas de papel, dois lápis e um conjunto de 24 cubos manipulativos. Diga que eles serão os professores nessa atividade e que devem elaborar três problemas para o parceiro resolver. Devem elaborar usando palavras, números ou desenhos, e poderão usar os cubos para resolver os problemas. Na China, as crianças na pré-escola elaboram problemas para ajudá-los a pensar de forma mais criativa quando estiverem resolvendo problemas matemáticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível