Jogos de RPG com criação de personagem

Escrito por daniel trump | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos de RPG com criação de personagem
Nos RPGs, os jogadores usam a imaginação para assumir o papel de um personagem de fantasia (imagination / galaxy image by fuxart from Fotolia.com)

RPG significa "role playing game" (jogo de papéis); um termo geral para um jogo no qual o jogador assume o papel de um personagem representativo ou avatar. Estes jogos -- que muitas vezes ocorrem em um cenário de fantasia -- vêm em uma variedade de formatos, de RPGs jogados com lápis e papel até RPGs jogados em computadores ou consoles. Alguns exigem que os jogadores criem seus próprios personagens, definindo atributos diversos como aparência, personalidade e habilidades.

Dungeons and Dragons

Dungeons and Dragons, criado por Gary Gygax, em 1973, estabelece o formato do RPG. A jogabilidade em Dungeons and Dragons é uma experiência social que exige, no máximo, algumas canetas e papéis e, pelo menos, a imaginação dos jogadores. Um mestre preside sobre as aventuras de fantasia, narrando a busca, mantendo mapas secretos e jogando com personagens não-jogadores. Antes que os jogadores possam entrar no jogo, eles devem criar personagens personalizados, cujas personalidades e habilidades serão adotadas no jogo. Cada personagem deriva de uma raça diferente -- como humano, anão ou mestiço -- e acumula habilidades, como força, inteligência, destreza e carisma, determinadas por um dado. Traços de personalidade são igualmente determinados, incluindo atributos abrangentes como alergias, daltonismo, fanatismo e fobias. Os personagens assumem classes com conjuntos de habilidades individuais, como lutadores, ladrões e clérigos. Ao entrar no jogo, os jogadores escolhem um nome para seu personagem e podem desempenhar o papel, assumindo a personalidade do personagem.

Jogos de RPG com criação de personagem
Dungeons and Dragons acontece em um mundo de fantasia (red dragon image by Dmitry Grishin from Fotolia.com)

Fallout

A série Fallout teve início em 1997 como um RPG para PC e foi desenvolvido pela Interplay. Uma série de spin-offs e o Fallout 2 surgiram em 1998, enquanto a Bethesda Softworks, LLC, publicou Fallout 3 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 em 2008. Fallout coloca os jogadores na pele de um sobrevivente em um cenário pós-apocalíptico, permitindo aos jogadores explorar um mundo arruinado em seu próprio ritmo de jogo através de uma jogabilidade livre. Antes de embarcar em sua jornada de RPG, os jogadores começam cada jogo criando um personagem. Deve-se escolher um nome, sexo e raça antes de gastar um número limitado de pontos para determinar os atributos de caráter, tais como karma, força, resistência e inteligência. Os jogadores devem também determinar as habilidades de um personagem, incluindo proficiência em áreas como a ciência, armas, combate, furtividade e medicina. Estes atributos afetam os personagens enquanto exploram, lutam, se comunicam e interagem em um expansivo ambiente pós-apocalíptico.

Jogos de RPG com criação de personagem
Em Fallout, personagens personalizados exploram um mundo pós-nuclear (nuclear danger image by dpaint from Fotolia.com)

Mass Effect

A desenvolvedora BioWare apresenta Mass Effect, uma série de ficção científica em RPG para PC e Xbox 360. Até sua continuação, em 2010, Mass Effect coloca os jogadores na pele do Comandante Shepherd, o líder militar de um esquadrão de heróis intergalácticos. O Shepherd de cada jogador é diferente dos outros; o jogo apresenta um aspecto criação física completa, no qual os jogadores determinam a aparência física detalhada de seus personagens masculinos ou femininos. Os jogadores escolhem atributos como especialização militar, forças de combate, talentos e fraquezas. Cada personagem também tem um tipo de classe; alguns são melhores em armas e combate, outros se concentram em habilidades mentais. Além disso, cada personagem criado possui um perfil psicológico que afeta a forma como o personagem reage a pontos cruciais da história do jogo, moldando eventos e potencialmente alterando o resultado final do jogo.

Jogos de RPG com criação de personagem
Mass Effect é um RPG de ficção científica cheio de história (space image by Jaroslav Uher from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível